A Dançaimagem da criança viada

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79460

Résumé

Cenas da educação, do ensino de Dança na educação, da política educacional, dos hábitos cognitivos desenvolvidos nos movem no engajamento para um afastamento radical da posição complacente, e por isso responsável na participação pela exclusão de crianças. Nessas cenas, no ensino formal e não formal, presenciamos, e nos afetamos, com os cruéis processos de tornar irreal, no sentido de forçar a inexistência, o real das ações corporais da criança viada (com o gênero masculino). Um conjunto capilarizado entre estudos da dança, da cultura, das ciências cognitivas e da neurociência nos referenciam na cocriação das dançasimagens críticas e libertárias na produção de variadas possibilidades cognitivas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Lenira Peral Rengel, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Docente da Escola de Dança/UFBA. Coordenadora PPGDança/UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Doutora em Comunicação e Semiótica/PUCSP, Mestre em Artes/UNICAMP. Graduação em Teatro/ECAUSP. 22 anos de estudos da Arte do Movimento de Rudolf Laban com Maria Duschenes. Especialização Choreological Studies - Laban Center- Londres. Líder do Grupo de Pesquisa Corponectivos em Danças (UFBA/CNPq).

Thiago da Silva Santana, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Docente do Departamento de Dança (DDA/Campuslar- UFS). Doutorando em Dança (PPGDanca-UFBA). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Mestre em Dança (UFBA). Licenciado em Dança (UFS). Integrante do Grupo de pesquisa Corponectivos em Danças. Pesquisador em Dança, corpo e cognição.

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Publié-e

2024-11-20

Comment citer

PERAL RENGEL, L.; DA SILVA SANTANA, T. A Dançaimagem da criança viada. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 276–292, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79460. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79460. Acesso em: 21 nov. 2024.