THE FEET UNDERSTAND

O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.66726

Résumé

ABCDEFG (1994) do coreógrafo, bailarino e realizador Russell Dumas é um filme de um dueto dançado. Este filme é pensado aqui como um projecto de corporalidade autónomo. Uma exposição sobre particularidades na obra de Russell Dumas determinantes para a realização do filme em causa, a saber — a do trabalho do bailarino; a da interacção dos bailarinos e dos bailarinos com o coreógrafo; e a da relação entre o dueto desempenhado e a realização do filme —, permite uma análise sobre a especificidade própria da relação que o observador pode estabelecer com o objecto/acontecimento ABCDEFG (1994).

Pretende-se detectar zonas de indeterminação e indiscernabilidade que permitem, no fluxo de inferências de cada percepção, situarmo-nos num território de experimentação da permanente e plástica reconstrução do espaço topológico do corpo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Mira, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Professora adjunta convidada na Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa e professora no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual nas áreas do corpo, movimento e dança, e da filosofia e estética. Estudou práticas somáticas e dança contemporânea na Europa e nos Estados Unidos e completou o seu doutoramento em Filosofia /Estética, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade NOVA de Lisboa (FCSH-UNL) com a tese “Silêncio, potência e gesto: um corpo na dança” (2014), sob orientação do filósofo José Gil, como investigadora visitante no Center for Research in Modern European Philosophy - Kingston University e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi investigadora visitante no departamento de Performance Studies da Tisch School of the Arts - New York University como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (2007). Colabora com o grupo de investigação Arte, Crítica e Experiência Estética do Culturelab no Instituto de Filosofia da Nova (FCSH-UNL) e com centros artísticos como a galeria Porta33 e o c.e.m. - centro em movimento. Tem publicado os seus ensaios de dança e filosofia internacionalmente.

Références

Filme

ABCDEFG. Direcção e coreografia: Russell Dumas. Bailarinos: Jo McKendry e Nick Sabel. Realização: Roman Baska. Edição: Reva Childs. Austrália: Dance Exchange, Australian Film Comission e SBS Television, 1994 [DVD]

Versão online intitulada Trailer, disponível em: https://vimeo.com/220117806. Acesso em: 16, Nov, 2020.

REFERÊNCIAS

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mille Plateaux: Capitalisme et Schizophrénie 2. Paris: Les éditions de Minuit, 1980.

DELEUZE, Gilles. O que é a Filosofia? trad. por Barahona, Margarida. e Guerreiro, António. Lisboa: Editorial Presença, 1992.

DEMPSTER, Elizabeth. Dancing the body: Interview with Russell Dumas (1989). Contact Quarterly, Northampton, 19, 1, p. 45-57, Winter/Spring 1994.

DOBBELS, Daniel e RABANT, Claude. The Missing Gesture: an Interview with Hubert Godard (1994). Writings on Dance, Melbourne, 15, p. 38-47, Winter 1996.

Gardner, Sally. Dancing with Russell Dumas. Writings on Dance, Melbourne, 21, p.63-66, Summer 2001.

Gardner, Sally. Dancing Together: The Choreographer and the Dancer in Modern Dance. Melbourne: Monash University, 2004. Dissertação de Doutoramento.

GIL, José. Imaginar a Imaginação. In: (s/ed.). Do Mundo da Imaginação à imaginação do Mundo. Lisboa: Fim de Século, 1999. p. 53-74.

— La Danse, le Corps, l’Inconscient. Terrain [online], 35. (s/ed). (s/l): Setembro 2000. p. 57-74. Disponível em: http://journals.openedition.org/terrain/1075. Acesso em: 18 Out., 2007.

— Movimento Total: O Corpo e a Dança. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.

— Abrir o Corpo. In: FONSECA, Tania Mara Galli e ENGELMAN, Selda (org.). Corpo, Arte e Clínica. Porto Alegre: Ed.UFRGS, 2004. (s/p).

— A Imagem-Nua e as Pequenas Percepções: Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Relógio d’Água, 2005.

Lepecki, André. Still: On the Vibratile Microscopy of Dance. In: BRANDSTETTER, Gabriele e VÖLCKERS, Hortensia (eds.). ReMembering the Body. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz Publishers, 2000. p. 334-366.

— Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement. Nova Iorque: Routledge, 2006.

Lingis, Alphonso. (s/t). In: Dumas, Russell (ed.). ...And Yet. Sydney: Dance Exchange Inc., 1995. p. 11-14.

— Sensation: Intelligibility in Sensibility. Nova Iorque: Humanity Books, 1996.

MANNING, Erin. Politics of Touch: Sense, Movement, Sovereignty. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.

Massumi, Brian. Like a Thought. In: Massumi, Brian (ed.). A Shock to Thought: Expression after Deleuze and Guatari. Londres: Routledge, 2002. p. xiii-xxxix.

Nelson, Lisa. The Sensation Is the Image: It's What Dancing Is To Me. Writings on Dance, Melbourne, 14, p. 5-16, 1995/96.

SCHILDER, Paul. L'Image du Corps: Étude des Forces Constructives de la Psyché. trad. do inglês por Gantheret, F. e Truffert, P. (1ª ed. 1950). Paris: Gallimard, 1968.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-26

Comment citer

MIRA, A. THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994). Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 2, p. 380–430, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i2.66726. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66726. Acesso em: 23 nov. 2024.