THE FEET UNDERSTAND
O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.66726Resumen
ABCDEFG (1994) do coreógrafo, bailarino e realizador Russell Dumas é um filme de um dueto dançado. Este filme é pensado aqui como um projecto de corporalidade autónomo. Uma exposição sobre particularidades na obra de Russell Dumas determinantes para a realização do filme em causa, a saber — a do trabalho do bailarino; a da interacção dos bailarinos e dos bailarinos com o coreógrafo; e a da relação entre o dueto desempenhado e a realização do filme —, permite uma análise sobre a especificidade própria da relação que o observador pode estabelecer com o objecto/acontecimento ABCDEFG (1994).
Pretende-se detectar zonas de indeterminação e indiscernabilidade que permitem, no fluxo de inferências de cada percepção, situarmo-nos num território de experimentação da permanente e plástica reconstrução do espaço topológico do corpo.
Descargas
Citas
Filme
ABCDEFG. Direcção e coreografia: Russell Dumas. Bailarinos: Jo McKendry e Nick Sabel. Realização: Roman Baska. Edição: Reva Childs. Austrália: Dance Exchange, Australian Film Comission e SBS Television, 1994 [DVD]
Versão online intitulada Trailer, disponível em: https://vimeo.com/220117806. Acesso em: 16, Nov, 2020.
REFERÊNCIAS
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mille Plateaux: Capitalisme et Schizophrénie 2. Paris: Les éditions de Minuit, 1980.
DELEUZE, Gilles. O que é a Filosofia? trad. por Barahona, Margarida. e Guerreiro, António. Lisboa: Editorial Presença, 1992.
DEMPSTER, Elizabeth. Dancing the body: Interview with Russell Dumas (1989). Contact Quarterly, Northampton, 19, 1, p. 45-57, Winter/Spring 1994.
DOBBELS, Daniel e RABANT, Claude. The Missing Gesture: an Interview with Hubert Godard (1994). Writings on Dance, Melbourne, 15, p. 38-47, Winter 1996.
Gardner, Sally. Dancing with Russell Dumas. Writings on Dance, Melbourne, 21, p.63-66, Summer 2001.
Gardner, Sally. Dancing Together: The Choreographer and the Dancer in Modern Dance. Melbourne: Monash University, 2004. Dissertação de Doutoramento.
GIL, José. Imaginar a Imaginação. In: (s/ed.). Do Mundo da Imaginação à imaginação do Mundo. Lisboa: Fim de Século, 1999. p. 53-74.
— La Danse, le Corps, l’Inconscient. Terrain [online], 35. (s/ed). (s/l): Setembro 2000. p. 57-74. Disponível em: http://journals.openedition.org/terrain/1075. Acesso em: 18 Out., 2007.
— Movimento Total: O Corpo e a Dança. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.
— Abrir o Corpo. In: FONSECA, Tania Mara Galli e ENGELMAN, Selda (org.). Corpo, Arte e Clínica. Porto Alegre: Ed.UFRGS, 2004. (s/p).
— A Imagem-Nua e as Pequenas Percepções: Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Relógio d’Água, 2005.
Lepecki, André. Still: On the Vibratile Microscopy of Dance. In: BRANDSTETTER, Gabriele e VÖLCKERS, Hortensia (eds.). ReMembering the Body. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz Publishers, 2000. p. 334-366.
— Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement. Nova Iorque: Routledge, 2006.
Lingis, Alphonso. (s/t). In: Dumas, Russell (ed.). ...And Yet. Sydney: Dance Exchange Inc., 1995. p. 11-14.
— Sensation: Intelligibility in Sensibility. Nova Iorque: Humanity Books, 1996.
MANNING, Erin. Politics of Touch: Sense, Movement, Sovereignty. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.
Massumi, Brian. Like a Thought. In: Massumi, Brian (ed.). A Shock to Thought: Expression after Deleuze and Guatari. Londres: Routledge, 2002. p. xiii-xxxix.
Nelson, Lisa. The Sensation Is the Image: It's What Dancing Is To Me. Writings on Dance, Melbourne, 14, p. 5-16, 1995/96.
SCHILDER, Paul. L'Image du Corps: Étude des Forces Constructives de la Psyché. trad. do inglês por Gantheret, F. e Truffert, P. (1ª ed. 1950). Paris: Gallimard, 1968.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.