THE FEET UNDERSTAND

O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.66726

Abstract

ABCDEFG (1994) do coreógrafo, bailarino e realizador Russell Dumas é um filme de um dueto dançado. Este filme é pensado aqui como um projecto de corporalidade autónomo. Uma exposição sobre particularidades na obra de Russell Dumas determinantes para a realização do filme em causa, a saber — a do trabalho do bailarino; a da interacção dos bailarinos e dos bailarinos com o coreógrafo; e a da relação entre o dueto desempenhado e a realização do filme —, permite uma análise sobre a especificidade própria da relação que o observador pode estabelecer com o objecto/acontecimento ABCDEFG (1994).

Pretende-se detectar zonas de indeterminação e indiscernabilidade que permitem, no fluxo de inferências de cada percepção, situarmo-nos num território de experimentação da permanente e plástica reconstrução do espaço topológico do corpo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Mira, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Professora adjunta convidada na Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa e professora no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual nas áreas do corpo, movimento e dança, e da filosofia e estética. Estudou práticas somáticas e dança contemporânea na Europa e nos Estados Unidos e completou o seu doutoramento em Filosofia /Estética, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade NOVA de Lisboa (FCSH-UNL) com a tese “Silêncio, potência e gesto: um corpo na dança” (2014), sob orientação do filósofo José Gil, como investigadora visitante no Center for Research in Modern European Philosophy - Kingston University e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi investigadora visitante no departamento de Performance Studies da Tisch School of the Arts - New York University como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (2007). Colabora com o grupo de investigação Arte, Crítica e Experiência Estética do Culturelab no Instituto de Filosofia da Nova (FCSH-UNL) e com centros artísticos como a galeria Porta33 e o c.e.m. - centro em movimento. Tem publicado os seus ensaios de dança e filosofia internacionalmente.

References

Filme

ABCDEFG. Direcção e coreografia: Russell Dumas. Bailarinos: Jo McKendry e Nick Sabel. Realização: Roman Baska. Edição: Reva Childs. Austrália: Dance Exchange, Australian Film Comission e SBS Television, 1994 [DVD]

Versão online intitulada Trailer, disponível em: https://vimeo.com/220117806. Acesso em: 16, Nov, 2020.

REFERÊNCIAS

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mille Plateaux: Capitalisme et Schizophrénie 2. Paris: Les éditions de Minuit, 1980.

DELEUZE, Gilles. O que é a Filosofia? trad. por Barahona, Margarida. e Guerreiro, António. Lisboa: Editorial Presença, 1992.

DEMPSTER, Elizabeth. Dancing the body: Interview with Russell Dumas (1989). Contact Quarterly, Northampton, 19, 1, p. 45-57, Winter/Spring 1994.

DOBBELS, Daniel e RABANT, Claude. The Missing Gesture: an Interview with Hubert Godard (1994). Writings on Dance, Melbourne, 15, p. 38-47, Winter 1996.

Gardner, Sally. Dancing with Russell Dumas. Writings on Dance, Melbourne, 21, p.63-66, Summer 2001.

Gardner, Sally. Dancing Together: The Choreographer and the Dancer in Modern Dance. Melbourne: Monash University, 2004. Dissertação de Doutoramento.

GIL, José. Imaginar a Imaginação. In: (s/ed.). Do Mundo da Imaginação à imaginação do Mundo. Lisboa: Fim de Século, 1999. p. 53-74.

— La Danse, le Corps, l’Inconscient. Terrain [online], 35. (s/ed). (s/l): Setembro 2000. p. 57-74. Disponível em: http://journals.openedition.org/terrain/1075. Acesso em: 18 Out., 2007.

— Movimento Total: O Corpo e a Dança. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.

— Abrir o Corpo. In: FONSECA, Tania Mara Galli e ENGELMAN, Selda (org.). Corpo, Arte e Clínica. Porto Alegre: Ed.UFRGS, 2004. (s/p).

— A Imagem-Nua e as Pequenas Percepções: Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Relógio d’Água, 2005.

Lepecki, André. Still: On the Vibratile Microscopy of Dance. In: BRANDSTETTER, Gabriele e VÖLCKERS, Hortensia (eds.). ReMembering the Body. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz Publishers, 2000. p. 334-366.

— Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement. Nova Iorque: Routledge, 2006.

Lingis, Alphonso. (s/t). In: Dumas, Russell (ed.). ...And Yet. Sydney: Dance Exchange Inc., 1995. p. 11-14.

— Sensation: Intelligibility in Sensibility. Nova Iorque: Humanity Books, 1996.

MANNING, Erin. Politics of Touch: Sense, Movement, Sovereignty. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.

Massumi, Brian. Like a Thought. In: Massumi, Brian (ed.). A Shock to Thought: Expression after Deleuze and Guatari. Londres: Routledge, 2002. p. xiii-xxxix.

Nelson, Lisa. The Sensation Is the Image: It's What Dancing Is To Me. Writings on Dance, Melbourne, 14, p. 5-16, 1995/96.

SCHILDER, Paul. L'Image du Corps: Étude des Forces Constructives de la Psyché. trad. do inglês por Gantheret, F. e Truffert, P. (1ª ed. 1950). Paris: Gallimard, 1968.

Published

2020-12-26

How to Cite

MIRA, A. THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994). Art on Stage Journal, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 380–430, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i2.66726. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66726. Acesso em: 21 nov. 2024.