Exercitar o Olhar, Agenciar Negociações... e o que mais?

Uma Reflexão sobre o Papel da Encenadora

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v5i2.56010

Résumé

O artigo apresenta uma reflexão sobre a função da encenadora, articulando estudos teóricos e investigação empírica. São apresentadas características e competências técnicas vinculadas a essa função, problematizando as atribuições tradicionalmente vinculadas ao fazer da encenadora. Através da análise de práticas e procedimentos criativos vivenciados no percurso formativo da futura artista-professora, princípios do trabalho da encenadora são apresentados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Elisabete de Paula de Lemos Neris, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Graduanda no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista Iniciação Científica. Encenadora, atriz e fotógrafa.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora do Departamento de Artes Cências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Artista da cena.

Références

BALL, David. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1983.

BERSELLI, Marcia; SOLDERA, Natália; CORÁ, Carina. Os Quintais de Porto Alegre: uma experiência de jogo entre as funções de ator e espectador. Aspas. São Paulo, v.6, n. 1, 2016, p. 73-86.

BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. [tradução de Anna Viana]. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CALDEIRA, Solange. A construção poética de Pina Bausch. Revista Poiésis. Niterói, n. 16, dez. 2010, p. 118-131.

DUBATTI, Jorge. Cartografia teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.

MARTINS, Iassanã. Todas Nós: práticas de intimidade e atuação cênica. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

MUNDIM, Ana Carolina; MEYER, Sandra; WEBER, Suzi. A composição em tempo real como estratégia inventiva. Revista Cena. UFRGS, v. 13, 2013.

SOLDERA, Natália. O diretor-facilitador e a concepção do processo criativo. Lamparina, v. 02, n. 07, 2015, p. 101-110.

TORRES, Walter Lima. O que é direção teatral. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis, v. 1, n. 09, 2007, p. 111-121.

TORRES, Walter Lima. Os diferentes processos de encenação e as diferentes acepções do encenador. Repertório: Teatro & Dança. Salvador, Ano 12, Número 13, 2009, p. 34-47.

WORTH, L.; POYNOR, H. Anna Halprin. London: Routledge, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2019-12-30

Comment citer

DE PAULA DE LEMOS NERIS, E.; BERSELLI, M. Exercitar o Olhar, Agenciar Negociações... e o que mais? Uma Reflexão sobre o Papel da Encenadora. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/ac.v5i2.56010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/56010. Acesso em: 21 nov. 2024.