Exercitar o Olhar, Agenciar Negociações... e o que mais?
Uma Reflexão sobre o Papel da Encenadora
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v5i2.56010Résumé
O artigo apresenta uma reflexão sobre a função da encenadora, articulando estudos teóricos e investigação empírica. São apresentadas características e competências técnicas vinculadas a essa função, problematizando as atribuições tradicionalmente vinculadas ao fazer da encenadora. Através da análise de práticas e procedimentos criativos vivenciados no percurso formativo da futura artista-professora, princípios do trabalho da encenadora são apresentados.
Téléchargements
Références
BALL, David. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1983.
BERSELLI, Marcia; SOLDERA, Natália; CORÁ, Carina. Os Quintais de Porto Alegre: uma experiência de jogo entre as funções de ator e espectador. Aspas. São Paulo, v.6, n. 1, 2016, p. 73-86.
BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. [tradução de Anna Viana]. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CALDEIRA, Solange. A construção poética de Pina Bausch. Revista Poiésis. Niterói, n. 16, dez. 2010, p. 118-131.
DUBATTI, Jorge. Cartografia teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.
MARTINS, Iassanã. Todas Nós: práticas de intimidade e atuação cênica. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
MUNDIM, Ana Carolina; MEYER, Sandra; WEBER, Suzi. A composição em tempo real como estratégia inventiva. Revista Cena. UFRGS, v. 13, 2013.
SOLDERA, Natália. O diretor-facilitador e a concepção do processo criativo. Lamparina, v. 02, n. 07, 2015, p. 101-110.
TORRES, Walter Lima. O que é direção teatral. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis, v. 1, n. 09, 2007, p. 111-121.
TORRES, Walter Lima. Os diferentes processos de encenação e as diferentes acepções do encenador. Repertório: Teatro & Dança. Salvador, Ano 12, Número 13, 2009, p. 34-47.
WORTH, L.; POYNOR, H. Anna Halprin. London: Routledge, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.