O CORPO BANDEIRA - SUJEITO FEMININO, OBJETO DE ARTE
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46634Mots-clés :
Feminismo. Bandeira. Corpo. Reivindicação.Résumé
Este artigo faz um apanhado histórico sobre o movimento feminista para apresentar o conceito de “corpo bandeira”, a partir das manifestações feministas que utilizam o corpo da mulher como sujeito e objeto de reivindicação. Defende que as manifestações feministas em passeatas são performances que ajudam a construir a história a partir de perspectivas pessoais e coletivas das mulheres. O artigo discute ainda a importância das novas mídias sociais para a renovação do movimento feminista, pelo uso das plataformas de rede para propagar ideias e experiências de mulheres que decidem expor suas histórias como manifesto. Apresenta, portanto a nova onda feminista, o “Feminismo Pop”.
Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 3ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. Tradução de Daisy A. C. Souza. São Paulo: Summus, 1977.
GOMES, Carla; SORJ, Bila. Corpo, geração e identidade: A marcha das vadias no Brasil. Soc. estado. vol.29 no.2 Brasília May/Aug. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010269922014000200007&script=sci_arttext#back1> Acesso em: 07 de mar. 2015.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RANCIÉRE, Jacques. A partilha do sensível. Tradução de Monica Costa Neto. 2º edição. São Paulo: EXO experimental org, 2009.
SCHECHNER, Richard; LÍGIERO, Zeca (org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Tradução de Augusto Rodrigues da Silva Junior. 1º edição. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.