EL CUERPO BANDERA - SUJETO FEMENINO, OBJETO DE ARTE EN PERFORMANCE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46634Palabras clave:
Feminismo. Bandeira. Corpo. Reivindicação.Resumen
Este artículo trae un panorama histórico sobre el movimiento feminista, apuntando la perspectiva del cuerpo de la mujer como sujeto / objeto de reivindicación, presentando a partir de ahí la idea de ‘cuerpo bandera’. El texto defiende que las manifestaciones feministas en marchas son performances que ayudan a construir la historia, bajo las éticas personales y colectivas de las mujeres. El artículo discute además la importancia de los nuevos medios sociales para la renovación de los movimientos feministas, por el uso de las plataformas de red para propagar ideas y experiencias de mujeres que deciden exponer sus historias como manifiesto.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 3ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. Tradução de Daisy A. C. Souza. São Paulo: Summus, 1977.
GOMES, Carla; SORJ, Bila. Corpo, geração e identidade: A marcha das vadias no Brasil. Soc. estado. vol.29 no.2 Brasília May/Aug. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010269922014000200007&script=sci_arttext#back1> Acesso em: 07 de mar. 2015.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RANCIÉRE, Jacques. A partilha do sensível. Tradução de Monica Costa Neto. 2º edição. São Paulo: EXO experimental org, 2009.
SCHECHNER, Richard; LÍGIERO, Zeca (org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Tradução de Augusto Rodrigues da Silva Junior. 1º edição. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.