O Mamulengo em Cena no Contexto Contemporâneo
Résumé
A presença do Mamulengo no circuito cultural do Sudeste, por intermédio de bonequeiros migrantes pernambucanos, faz com que esse gênero de Teatro de Bonecos já não obedeça apenas aos valores da tradição de sua origem, na Zona da Mata. Por meio da análise do trabalho de três companhias (Teatro de Mamulengo de Valdeck de Garanhuns, Mamulengo da Folia e Grupo Imaginário), o presente artigo busca apresentar as mudanças ocorridas no gênero, vinculadas à formação e atuação dos brincantes, sua dramaturgia e seus códigos de representação.
Téléchargements
Références
ALCURE, Adriana Schneider. A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do Mamulengo. 1997. 361 f. Tese (Doutorado em Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
BELTRAME, Valmor N.; MORETTI, Gilmar A. Apresentação: reflexões sobre as práticas do teatro de bonecos popular. Móin-Móin, Jaraguá do Sul, n. 3, p. 11-15, 2007.
BORBA FILHO, Hermilo. Fisionomia e espírito do Mamulengo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966.
BROCHADO, Izabela Costa. Distrito Federal: o Mamulengo que mora nas cidades 1990-2001. 2001. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2001.
BROCHADO, Izabela Costa. Mamulengo puppet theatre in the socio-cultural context of 21th century Brazil. 2005. 498 f. Tese (Doutorado em Teoria Teatral) - Samuel Beckett Centre School of Drama, Trinity College, Dublin, 2005.
CARRICO, André. Os Trapalhões no reino da academia: revista, rádio e circo na poética trapalhônica. 2013. 244 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
CAVALCANTI, Danilo. Depoimento concedido a André Carrico. Guararema, 20 jun. 2014.
SANTOS, Fernando Augusto G. Mamulengo, um povo em forma de boneco. Rio de Janeiro: Funarte, 1979.
SARRAZAC, Jean-Pierre (Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés André Carrico 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.