Drag Queer in.submissao

A contrassexualide na contemporaneidade da transperformação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.81120

Resumen

Este artículo tiene como objetivo identificar aspectos de sumisión y insumisión en la concepción de la imagen drag en el universo queer, de ahí el término drag queer; y dilucidar la construcción de este arte a través del imaginario social. Se inicia con un estudio del arte drag, guiado por una breve historia basada en el texto de Igor Amanajás. No es nuestra intención proporcionar aquí una descripción general de la historia del drag. También se analiza cómo los artistas drag están sujetos a influencias y presiones estéticas y socioculturales, además de la visión de sí mismos y de los demás en el proceso de su montaje. Finalmente, se utilizó el concepto de contrasexualidad, de Paul Preciado, para sugerir una forma de discutir el arte drag.

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Biografía del autor/a

Otair Flôr da Silva Júnior, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, otairj31@gmail.com

Ator, cantor, performer, dragqueen e produtor musical. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ UFG). Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, Música e Artes Visuais. Foi bolsista PIVIC PROLICEN em 2018-2019 e 2019-2020 com os projetos, respectivamente, O Teatro Dialético como proposta per.formativa no contexto crianças de 0 a 6 anos do abrigo Professor Niso Prego (Goiânia, Goiás) e Entramas entre música e teatro: uma experiência artístico-pedagógica com crianças do abrigo Professor Niso Prego (Goiânia, Goiás) e PIVIC em 2020-2021 no o projeto Fundo (pro)fundo e(m) Hamlet: o abismar-se do ator em performance segundo Artaud e Grotowski. Foi monitor remunerado dos componentes curriculares Teatro Brasileiro em 2020 e Processo de Montagem 2 2021/2022.

Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, garcianatassia@gmail.com

Natássia Garcia, professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/ UFG), é Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa "Cultura e Processos Educacionais"; Mestre em Arte pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa "Processos Composicionais para a Cena"; e bacharel em "Artes Cênicas - Interpretação Teatral" pela mesma universidade. Atualmente é professora dos cursos de: Graduação em Teatro e Direção de Arte; e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. É também coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Interações Artísticas - SoloS de Baco; do Grupo Terreiro da Infância; do Laboratório de Montagens Cênicas e Teatro Educação (LabMonTE) e do Laboratório de Criação de Indumentárias, Acervo de Figurinos e Ateliê de Costura da Emac (LabCriaa). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC) - coordenado pela Profa. Dra. Ivone Garcia Barbosa, vinculado à Faculdade de Educação da UFG. Participa ainda a ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. E, portanto, está envolvida com os campos da Cultura, das Artes e da Educação, trabalhando com Educação Corp(oral); Teatro e Infância; Performances e Intervenções em Espaços Urbanos; e Processos de Montagem e Montagem de Espetáculos com ênfase na criação coletiva e na in

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Publicado

2025-02-11

Cómo citar

DA SILVA JÚNIOR, Otair Flôr; DUARTE GARCIA LEITE DE OLIVEIRA, Natássia. Drag Queer in.submissao: A contrassexualide na contemporaneidade da transperformação. Arte de la Escena, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 257–284, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.81120. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/81120. Acesso em: 5 dic. 2025.