O PRODUTOR-GESTOR ARTÍSTICO: EM SEU RÓTULO E EM SEU SELO

Autores/as

  • Miguel Sisto Júnior Cia Contemporânea de Dança. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.43678

Palabras clave:

gestão artística, produção artística, produtor artístico.

Resumen

O artigo trata de uma contraposição específica sobre dois olhares da atividade do produtor artístico, enquanto importante agente à gestão das artes. O estudo surge a partir das observações da produção artística da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. É proposto uma abordagem dicotômica aonde é apresentada uma tendência de rotulação do trabalho do produtor artístico ao passo que é proposto, também, uma visão que permite uma análise sem rotulação, sendo esta mais pertinente e coerente com valores permanentes na produção de arte, influindo na possibilidade de gestão artística.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Miguel Sisto Júnior, Cia Contemporânea de Dança. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

MIGUEL SISTO JÚNIOR é produtor cultural, ator e bailarino, tendo iniciado sua carreira em 2001, com a produção da peça Ari Areia – Um Grãozinho Apaixonado, dirigida por Airton de Oliveira, com finamento estadual (RS) e federal. Desenvolveu, entre outros projetos, as obras MONOTON – Uma Abordagem da Dança na Obra de Yves Klein (Fumproarte/2008), Plataforma Performance (Funarte, 2009) e a montagem  Copelia.ponto.com (Prêmio Klauss Vianna, 2009). Em 2012 aprovou projeto pelo Iberescena para realização, em 2013, do Seminário Internacional A Dança Fora de Si, em Pelotas/RS. Atua no Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre em Cena, desde 2007, atualmente como produtor administrativo. Foi produtor regional da Agência TUDO, de São Paulo, tendo prestado, entre 2012 e 2014, serviços de produção para o Banco Itaú. Em 2013 passou a produzir o conjunto de música instrumental Rodrigo Nassif Quarteto, com reconhecimento do FAC/RS. Foi idealizador e desenvolvedor do projeto de sua autoria Patas Arriba, contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna (2013). Em 2014 produziu o documentário E Aí, Dançamos... pelo PIBID/UFRGS, sob coordenação de Lisete Vargas, e desenvolveu o projeto Vídeo Arte na Escola, financiado pelo programa Mais Cultura. Atualmente é intérprete do espetáculo Verde (In)Tenso, da GEDA Cia Contemporânea de Dança, desenvolve os projetos Ciclo Cultural Cia de Arte (FAC/RS), Circulação Clarice Lispector – Não me Toque Estou Cheia de Lágrimas (FAC/RS), e Urso Com Música na Barriga (Fumporarte). 

 

Citas

GREFFE, Xavier. (2013) Arte e mercado. São Paulo: Iluminuras. (coleção Observatório Cultural Itaú).

LADDAGA, Reinaldo. (2012) Estética da emergência: a formação de outra cultura das artes. São Paulo: Martins Fontes (selo Martins).

NORONHA, Marcio Pizarro. (2015) Economia das artes. Goiânia: Gráfica Qualicor. 2ª. Edição. Publicação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.

VELLOZO, Marila e GUARATO, Rafael. (org.) (2015) Dança e política: estudos e práticas. Curitiba: Kairós. Publicação de Projeto do Fundo Estadual de Cultura de Goiás.

Publicado

2016-10-11

Cómo citar

SISTO JÚNIOR, M. O PRODUTOR-GESTOR ARTÍSTICO: EM SEU RÓTULO E EM SEU SELO. Arte de la Escena, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 068–081, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i2.43678. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43678. Acesso em: 2 ene. 2025.