WHY DO WE PERFORMANCE AND FEMINIST ACTIVISM?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46166Keywords:
Ativismo feminista, performance feminista, teatro de mulheres.Abstract
O texto identifica e analisa duas ações cênicas ativistas do Coletivo Rubro Obsceno: Eu abortei (2014) e O que te prende, mulher? (2014-2016), ambas apresentadas como intervenção urbana na cidade de São Paulo. Considerando a análise e cartografia dessas ações - que lançam posicionamentos políticos na construção de poéticas cênicas, e cujas premissas giram em torno de visibilizar as subjetividades das mulheres -, enfatizo a importância da reflexão crítica a partir do próprio fazer artístico. Compartilho a experiência de atuação enquanto artista das artes cênicas e, acima de tudo, identifico os motivos pelos quais ainda se faz necessário promover ativismos feministas.
Downloads
References
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Volume 1 e 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BIROLI, Fávia; MIGUEL, Luis Felipe. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismos e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015a.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2015b.
DIÉGUEZ, Ileana. Prácticas de visibilidad. Ethos, teatralidad y memória. In: ZAPATA, Miguel Rubio. El cuerpo ausente (performance política). Lima: Grupo Cultural Yuyachkani, 2008.
DIÉGUEZ, Ileana. Cenários Liminares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2011.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Revista Sala Preta, v. 8, 2008. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/viewFile/57373/60355>. Acesso dez. 2016.
FABIÃO, E.; LEPECKI, A. (Orgs.). Ações Eleonora Fabião. Rio de Janeiro: Itaú Cultural, 2015.
GODINHO, Tatau; VENTURI, Gustavo (orgs.). Mulheres brasileiras e gênero nos epsaços público e privado: uma década de mudanças na opinião pública. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.
PRECIADO, Beatriz. Texto Younqui. Madrid: Espasa, 2008.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental. Transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.
ROLNIK, Suely. Geopolítica da cafetinagem. 2006. Disponível em: http://eipcp.net/transversal/1106/rolnik/pt. Acesso mar. 2016.
SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Art on Stage Journal uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI).
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1) Authors retain the copyright and grant the Art on Stage Journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non Commercial License.
2) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this Journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that the reference to the place of publication is cited, that is, the electronic address / reference of Art on Stage Journal.
4) The authors of the works published in the Art on Stage are expressly responsible for their content.
5) Authors will not be paid for publication of works in the Art on Stage Journal.