Drag Queer in.submissao

A contrassexualide na contemporaneidade da transperformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.81120

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar aspectos de submissão e insubmissão na concepção da imagem drag no universo queer, por isso, o termo drag queer; e elucidar o constructo dessa arte no pelo imaginário social. Inicia-se com um estudo acerca da arte drag, pautando-nos numa breve história a partir do texto de Igor Amanajás. Não se há pretensão de fazer aqui um apanhado geral da história drag. Discute-se ainda como artistas drag estão sujeitos às influências e pressões estéticas e socioculturais, além da visão de si e do outro no processo de sua montação. Por fim, o conceito de contrassexualidade, de Paul Preciado, foi utilizado para sugerir uma via de discussão sobre a arte drag.

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Biografia do Autor

Otair Flôr da Silva Júnior, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, otairj31@gmail.com

Ator, cantor, performer, dragqueen e produtor musical. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ UFG). Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, Música e Artes Visuais. Foi bolsista PIVIC PROLICEN em 2018-2019 e 2019-2020 com os projetos, respectivamente, O Teatro Dialético como proposta per.formativa no contexto crianças de 0 a 6 anos do abrigo Professor Niso Prego (Goiânia, Goiás) e Entramas entre música e teatro: uma experiência artístico-pedagógica com crianças do abrigo Professor Niso Prego (Goiânia, Goiás) e PIVIC em 2020-2021 no o projeto Fundo (pro)fundo e(m) Hamlet: o abismar-se do ator em performance segundo Artaud e Grotowski. Foi monitor remunerado dos componentes curriculares Teatro Brasileiro em 2020 e Processo de Montagem 2 2021/2022.

Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, garcianatassia@gmail.com

Natássia Garcia, professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/ UFG), é Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa "Cultura e Processos Educacionais"; Mestre em Arte pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa "Processos Composicionais para a Cena"; e bacharel em "Artes Cênicas - Interpretação Teatral" pela mesma universidade. Atualmente é professora dos cursos de: Graduação em Teatro e Direção de Arte; e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. É também coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Interações Artísticas - SoloS de Baco; do Grupo Terreiro da Infância; do Laboratório de Montagens Cênicas e Teatro Educação (LabMonTE) e do Laboratório de Criação de Indumentárias, Acervo de Figurinos e Ateliê de Costura da Emac (LabCriaa). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC) - coordenado pela Profa. Dra. Ivone Garcia Barbosa, vinculado à Faculdade de Educação da UFG. Participa ainda a ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. E, portanto, está envolvida com os campos da Cultura, das Artes e da Educação, trabalhando com Educação Corp(oral); Teatro e Infância; Performances e Intervenções em Espaços Urbanos; e Processos de Montagem e Montagem de Espetáculos com ênfase na criação coletiva e na in

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

DA SILVA JÚNIOR, O. F.; DUARTE GARCIA LEITE DE OLIVEIRA, N. Drag Queer in.submissao: A contrassexualide na contemporaneidade da transperformação. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 2, p. 257–284, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.81120. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/81120. Acesso em: 15 mar. 2025.