A dança e coreopoliciamentos da infância

uma prática de controle do espaço na Educação Infantil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79382

Resumo

O presente artigo investiga as relações de coreopoliciamento nas práticas educacionais voltadas para a infância, destacando seu papel no controle do espaço na Educação Infantil. Inicialmente, são apresentados o conceito de coreopoliciamento (Lepecki, 2011) e sua relação com o ambiente educacional, ressaltando a importância do trabalho com o espaço na dança na formação das crianças. A reflexão revela exemplos de como o controle do espaço é praticado, tanto em termos de organização física do ambiente quanto de regulação comportamental das crianças. Para tanto, são discutidos os mecanismos de controle social na escola da infância e são apresentadas reflexões sobre possíveis alternativas para promover espaços mais inclusivos e participativos por meio da dança.

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Biografia do Autor

Carolina Romano de Andrade, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, São Paulo, Brasil, carolina.romano@unesp.br

Artista da dança, pesquisadora e educadora, trabalha com dança para crianças com vasta experiência com formação de professores para a dança. Bacharel, Licenciada em Dança e Mestre em Artes pela UNICAMP. Doutora, em Artes, pela Unesp-SP.  Realizou dois pós-doutorados em Artes na UNESP e na UFRN, na área de currículo para a arte/dança. Atua como professora colaboradora do Mestrado Profissional  em Artes, no Instituto de Artes-Unesp/SP. Ministrou diversos cursos de formação.de professores na rede de ensino, para artistas arte educadores. É autora, com Kathya Godoy, do livro “Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades”, da editora Appris e co-autora do livro “Movimentos de afeto, por um protocolo poético e dançado de volta às aulas. E do livro, Dança, Criança e Currículo: um panorama do ensino de dança na educação infantil no Rio Grande do Norte, em parceria com Marcílio de Souza Vieira. Além disso, possui capítulos de livros, artigos científicos,  sobre dança e educação e é autora de livros didáticos.

Julia Matias Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, São Paulo, Brasil, julia-matias.silva@unesp.br

Mestre m Ensino de Artes - Prof-Artes/UNESP, graduada em Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário SENAC. Atua como professora de Artes no município de São Bernardo do Campo no segmento da Educação Infantil.

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

ROMANO DE ANDRADE, C.; MATIAS SILVA, J. A dança e coreopoliciamentos da infância: uma prática de controle do espaço na Educação Infantil. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 2, p. 211–234, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.79382. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79382. Acesso em: 15 mar. 2025.