A dança e coreopoliciamentos da infância
uma prática de controle do espaço na Educação Infantil.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79382Resumo
O presente artigo investiga as relações de coreopoliciamento nas práticas educacionais voltadas para a infância, destacando seu papel no controle do espaço na Educação Infantil. Inicialmente, são apresentados o conceito de coreopoliciamento (Lepecki, 2011) e sua relação com o ambiente educacional, ressaltando a importância do trabalho com o espaço na dança na formação das crianças. A reflexão revela exemplos de como o controle do espaço é praticado, tanto em termos de organização física do ambiente quanto de regulação comportamental das crianças. Para tanto, são discutidos os mecanismos de controle social na escola da infância e são apresentadas reflexões sobre possíveis alternativas para promover espaços mais inclusivos e participativos por meio da dança.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda; BRANDÃO, Rebeca. Repetições e diferenças em cotidianos na/da/com a educação infantil. em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 95-104, set./dez. 2017.
ANDRADE, Carolina Romano de. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. Tese (Doutorado em Artes), - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor & por força: rotinas na Educação Infantil. 2000. 283p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2000.
BRAGA GOETTEMS, Milene; PRADO, Patrícia Dias. Processos criativos em dança na educação infantil e metodologias participativas de pesquisa com crianças. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 312–332, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12622. Acesso em: 03 de abr. 2024.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 42. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
GADELHA, Rosa Cristina Primo. Da dança fantasmata: caleidoscópio do corpo. Passagens - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, v. 2, p. 1-7, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1146/1101. Acesso em: 03 de abr. 2024.
GODOY, Kathya Maria Ayres de. O desafio em formar plateia para dança. In: GODOY, Kathya Maria Ayres de. (Org.). Experiências compartilhadas em dança: formação de plateia. v. 1. 1. ed. São Paulo: Instituto de Artes da Unesp, 2013. p. 73-76.
LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. Ilha - Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 13, n. 1, 2, p. 041–060, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2011v13n1-2p41. Acesso em: 03 de abr. 2024.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação & Realidade, Porto Alegre (UFRGS), v.35, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444/9447. Acesso em: 03 de abr. 2024.
MACHADO, Marina Marcondes. Fenomenologia e Infância: o direito da criança a ser o que ela é. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 249–264, 2013. DOI: 10.29286/rep. v22i49/1.913. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/913. Acesso em: 15 maio. 2024.
MARQUES, Isabel A. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012.
MORAES, Juliana Martins Rodrigues de. O conceito de coreografia em transformação. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 362-377, mar./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362/9944. Acesso em: 03 de abr. 2024.
STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cad. CEDES [online]. v. 21, n. 53, p. 69-83, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/jG6yTFZZPTB63fMDKbsmKKv/. Acesso em: 03 de abr. 2024.
VEIGA-NETO, Alfredo. Por que governar a infância? In: RESENDE, Haroldo de (Org.). Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019, p. 49-56.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carolina Romano de Andrade, Julia Matias Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.