Corpo Ritualizado

Gestos que se prolongam no mundo

Autores

  • Saulo Vinícius Almeida Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, sauloalmeida1@live.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v8i2.74308

Resumo

Muitas são as experiências artísticas que aproximam teatro e ritual. Quais são os desdobramentos desta aproximação para o corpo das pessoas envolvidas? O objetivo deste artigo é refletir sobre o corpo ritualizado em práticas de teatro ritual e no Candomblé Angola. Para tanto, utiliza-se de narrativas de experiência de azenza e Tat’etus dya Nkisi parte de um conjunto de entrevistas realizadas no Nzó Atim Kayango ua Mukongo, localizado na cidade de Juatuba em Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Saulo Vinícius Almeida, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, sauloalmeida1@live.com

Ator e diretor teatral. Doutorando em Artes - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Artes Cênicas (Pedagogia do Teatro - Formação do Artista Teatral) pela Universidade de São Paulo (USP). É graduado em Teatro (Bacharelado em Interpretação Teatral) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atuou como bolsista no projeto "Percursos do drama brasileiro: narrativas, mitos e performances teatrais, de folguedos e reisados, na formação da dramaturgia" orientado pela Profª. Drª. Luciana Morteo Éboli, no qual estudou ao longo de três anos as relações entre mitologia, psique e a práxis cênica. Atualmente, dá andamento à habilitação em Licenciatura em Teatro na Universidade de Brasília (UNB). Integra o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea coordenado pelo prof. Dr. Ricardo Fabbrini, locado no Departamento de Filosofia da USP e é colaborador do LAT! - Laboratório de Atuação, coordenado pela Profª Drª Alice K e locado na Escola de Comunicações e Artes da USP. Durante sua formação como artista-pesquisador-pedagogo, frequentou o bacharelado em Teatro (Interpretação Teatral) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

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Entrevistas

MARTINS, Roberta Damásio. Entrevista I. [out. 2021]. Entrevistador: Saulo Vinícius Almeida. Nova Lima (MG), 2021. 1 arquivo .mp4 (31m 38s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.

OTÁVIO, Caio Luís. Entrevista I. [mar. 2022]. Entrevistador: Saulo Vinícius Almeida. Nova Lima (MG), 2022. 1 arquivo .mp4 (32m 04s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.

SANTOS, Washington Luís. Entrevista I. [out. 2021]. Entrevistador: Saulo Vinícius Almeida. Nova Lima (MG), 2021. 1 arquivo .mp4 (47m 17s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.

SESSÉMEANDÊ, Paixão. Entrevista I. [mar. 2022]. Entrevistador: XXXXXX. Nova Lima (MG), 2022. 1 arquivo .mp4 (1h 09m 23s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.

Filmes

LIBORIO. Direção: Nino Martínez Sosa. Produção de Fernando Santos Díaz e Nino Martínez Sosa. República Dominicana: Guasábara Cine, Basié Guanábana Macuto e Quenepa Producciones, 2021. (99 min.)

TASTE. Direção: Le Bao. Produção de Lai Weijie, Thi Phuong Thao Dong e Van Thanh Le. Vietnã: Wild Bunch International, 2021. (97 min.)

THE DESERTED. Direção: Tsai Ming-Liang. Produção de Claude Wang. Taiwan: Homegreen Films, 2017. (137 min.)

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

ALMEIDA, S. V. Corpo Ritualizado: Gestos que se prolongam no mundo. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 8, n. 2, p. 297–320, 2023. DOI: 10.5216/ac.v8i2.74308. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/74308. Acesso em: 25 maio. 2024.