Música e Cena

Autores

  • Rogério de Oliveira Sobreira Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3229-7438
  • Anselmo Guerra de Almeida Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Trilha Sonora, Música, Cena, Teatro, Cinema

Resumo

Trilha sonora é sempre fundamental para  materialização de conceitos e metáforas em cena nas mais distintas áreas das artes dramáticas. Estudar a relação entre ambos abre um novo campo interpretativo, no qual sua origem necessita ser compreendida. Esse artigo tem como objetivo estruturar e nortear esse objeto de pesquisa agrupando teorias e referências sobre música de cinema, porém estabelecendo sua relação primordial com o teatro, sistematizando conceitos e elaborando projeções sobre a relação entre música e cena. Considerações teóricas foram baseadas em autores como Michel Chion, Cláudia Gorbman, Ney Carrasco. Observa-se nesse estudo como a trilha sonora, com o passar dos anos, pode interagir tanto de forma descritiva quanto atuar de forma mais subconsciente, fundida à cena, onde o som deixa de ser percebido como um ente à parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério de Oliveira Sobreira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Rogério de Oliveira Sobreira possui graduação em Direção de Arte, pela Universidade Federal de Goiás (2010) e atualmente cursa o mestrado em Música, pela mesma instituição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Composição Musical, música computacional, direção de arte e trilha sonora.

Anselmo Guerra de Almeida, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi pesquisador visitante no CRCA - Center for Research in computing and The Arts da Universidade da Califórnia San Diego (1995/6)Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, música computacional, música eletroacústica, música contemporânea. Foi coordenador do Mestrado em Música da UFG por três mandatos e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME.

Referências

CARRASCO, C. R. Trilha Musical: Música e Articulação Fílmica. São Paulo: monografia de Mestrado apresentada a ECA – USP, 1993.

CHION, Michael. Audio-Vision – Sound on Screen. New York: Columbia University Press, 1994.

GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies: Narrative Film Music. London: Indiana University Press, 1987.

NIETZCHE, Friedrich Willhelm, O Nascimento da tragédia ou Helenismo e Pessimismo. Tradução de J. Guinsburd. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SOUSA, Elizabete Marques Jesus de. A Técnica do Leitmotiv em Der Ring des Nibulungen. de Richard Wagner e em Budeenbrooks de Thomas Mann. Lisboa: Faculdade de Lisboa, 1999.

Berlioz - Symphonie fantastique Mariss Jansons conducts, Proms 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yK6iAxe0oEc acessado dia 29/03/2015

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

SOBREIRA, R. de O.; DE ALMEIDA, A. G. Música e Cena. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 1, n. 2, p. 51–66, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34769. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Temas Variados