CARACTERIZAÇÃO ESTACIONAL DE UMA PASTAGEM NATURAL DO CERRADO MATO-GROSSENSE SUBMETIDA AO PASTEJO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.3481Palavras-chave:
análise de agrupamento, composição bromatológica, estrutura do pasto, florísticaResumo
Neste trabalho tratou-se da caracterização estacional de uma pastagem natural do cerrado. Para tanto, desenvolveu-se um experimento em uma área de sete hectares na Fazenda Experimental da UFMT, no município de Santo Antônio de Leverger, MT, nos meses de fevereiro a abril e de julho a setembro em 2004. Submeteu-se a área ao pastejo, garantindo-se uma oferta de forragem superior a 6%. Realizou-se o levantamento florístico e da massa seca total, por meio do método do Rendimento Comparativo e do método do Peso Seco Ordenado, bem como se verificaram a porcentagem de cobertura do solo, a altura do pasto, a densidade de forragem, os teores de massa seca e de proteína bruta. A caracterização estacional da pastagem foi realizada por meio da técnica multivariada de análise de agrupamento. Os meses foram agrupados em função das variáveis, pelo método de Tocher. Encontraram-se 69 espécies pertencentes a 59 gêneros de 37 famílias. As famílias que apresentaram o maior número de componentes e potencial forrageiro foram Faboidea e Poaceae. Altura do pasto, cobertura de solo e densidade de forragem foram as variáveis de maior importância para caracterização da pastagem, seguidas pela massa seca total. A pastagem caracterizou-se em três épocas marcantes: águas, transição água-seca e seca.PALAVRAS-CHAVES: Análise de agrupamento, composição bromatológica, composição florística, estrutura do pasto.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-02
Como Citar
PENSO, S.; BAUER, M. de O.; CHICHORRO, J. F.; GONDIM, C. A.; VASCONCELOS, L. V. CARACTERIZAÇÃO ESTACIONAL DE UMA PASTAGEM NATURAL DO CERRADO MATO-GROSSENSE SUBMETIDA AO PASTEJO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 124–134, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.3481. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3481. Acesso em: 7 jan. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).