ASPECTOS MACROSCÓPICOS, MORFOLÓGICOS E MORFOMÉTRICOS DO BAÇO DE RATOS APÓS O CLAMPEAMENTO TOTAL DO PEDÍCULO HEPÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.2452Palavras-chave:
Patologia AnimalResumo
Uma das complicações do clampeamento total do pedículo hepático é a congestão esplâncnica e, consequentemente, a congestão esplênica. Este trabalho teve como objetivo observar as alterações macroscópicas, morfológicas e morfométricas que ocorreram no baço com a isquemia produzida pelo clampeamento do pedículo hepático. Para tanto, utilizaram-se quarenta ratos machos, divididos em quatro grupos de dez animais. Não se submeteu o grupo controle (C) à isquemia. Por sua vez, submeteram-se os grupos experimentais (E1, E2 e E3) ao clampeamento total por dez, vinte e trinta minutos, respectivamente. Após esses períodos, fragmentos do baço foram retirados e analisados histologicamente pela técnica de Hematoxilina-eosina e Ferrocianeto-férrico. Os resultados mostraram alterações microscópicas nos grupos E1, E2 e E3, que permitem concluir que o clampeamento total do pedículo hepático promove intensa congestão vascular, aumento de grânulos de hemossiderina, diminuição da polpa branca e aumento da polpa vermelha, sendo essas alterações mais intensas aos trinta minutos.PALAVRAS-CHAVES: Baço, congestão, hemossiderina, rato.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-17
Como Citar
FREITAS, S. H.; EVÊNCIO-NETO, J.; SAMPAIO DÓRIA, R. G.; SOUZA MENDONÇA, F.; SIMÕES, M. J.; CAMARGO, L. M.; SÉBE, A. A. ASPECTOS MACROSCÓPICOS, MORFOLÓGICOS E MORFOMÉTRICOS DO BAÇO DE RATOS APÓS O CLAMPEAMENTO TOTAL DO PEDÍCULO HEPÁTICO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1216–1224, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.2452. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2452. Acesso em: 9 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).