QUALIDADE INTERNA E DA CASCA PARA OVOS DE POEDEIRAS COMERCIAIS DE DIFERENTES LINHAGENS E IDADES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i1.1155Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da linhagem e da idade de poedeiras comerciais sobre a qualidade interna e da casca do ovo recém-posto. Utilizaramse 48 ovos brancos de quatro linhagens de poedeiras comerciais leves (Babcock B 300, Hy Line W36, Lohmann White e Hisex) de três diferentes idades (29, 60 e 69 semanas). O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado em um esquema fatorial 4 x 3 (linhagem x idade). Avaliaram-se o peso do ovo, a percentagem de gema e albume, a altura de albume, a gravidade específica e unidade Haugh. A linhagem Babcock B 300 mostrou melhor resultado ( P< 0,05) para unidade Haugh ( 97,23) e altura de albume ( 9,28 mm) comparado à Hisex (89,46 e 8,19 mm, respectivamente). Para percentagem de gema, ovos da linhagem Hy Line W36 (29,63%), com 69 semanas de idade, foram superiores (P<0,05) às linhagens Babcock B300 (26,28%), Hisex (26.43%) e Lohmann White (26,58%). Concluiu-se que o ovo aumenta de tamanho, à medida que a unidade Haugh e a altura de albume diminuem com o avançar da idade, mostrando que, independentemente da linhagem, a qualidade interna e da casca tendem a piorar. PALAVRAS-CHAVE: Idade, linhagem, ovos, poedeiras, qualidade interna.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-04-20
Como Citar
CARVALHO, F. B. de; STRINGHINI, J. H.; JARDIM FILHO, R. de M.; LEANDRO, N. S. M.; CAFÉ, M. B.; DEUS, H. A. S. B. de. QUALIDADE INTERNA E DA CASCA PARA OVOS DE POEDEIRAS COMERCIAIS DE DIFERENTES LINHAGENS E IDADES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 25–30, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i1.1155. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1155. Acesso em: 27 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).