DILEMAS CONTEMPORÂNEOS NA GRADUAÇÃO BRASILEIRA: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN’S), UM ESTUDO SOBRE O DOCUMENTO

Autores

  • Jonathan de Oliveira Molar

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16725

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar um documento oficial do sistema educacional brasileiro, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), apresentando como escopo de investigação a elaboração de um paralelo entre as Diretrizes e o contexto contemporâneo do mundo neoliberal/globalizado, a partir da leitura do corpo de texto do documento. Isto é, averiguar os dilemas, as contradições e convergências entre as Diretrizes (criadas para nortear o sistema educacional da graduação brasileira) e os pressupostos políticos, econômicos, educacionais e culturais do modelo neoliberal de sociedade. Para tanto, apoia-se nesse texto em noções capitais para o empreendimento de tal análise, tais como globalização, ideologia, currículo, poder etc.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

MOLAR, J. de O. DILEMAS CONTEMPORÂNEOS NA GRADUAÇÃO BRASILEIRA: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN’S), UM ESTUDO SOBRE O DOCUMENTO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 591–610, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i2.16725. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/16725. Acesso em: 28 nov. 2024.