GRAMSCI, AMERICANISMO E FORDISMO E A EDUCAÇÃO DO CORPO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.10739Palavras-chave:
Gramsci, Americanismo e Fordismo e educação do corpoResumo
Resumo: Antonio Gramsci certamente não teorizou nos Cadernos do Cárcere nenhum aspecto específico do campo da educação física. Apesar disso, suas considerações, sobretudo no Caderno 22 (Americanismo e Fordismo) trazem questões relevantes para pensarmos o papel do corpo na mudança de tipo de capitalismo que adentrava na Europa dos anos 1930. Considerando que essas bases de funcionamento dessa sociedade espraiaram-se para quase todo o globo, é de suma importância para o conjunto dos educadores a compreensão de como o capital não se descuidou de uma pedagogia do corpo, que incluía, mas não se esgotava nas práticas corporais via esporte e a disciplina curricular educação física.
Palavras-chaves: Gramsci, Americanismo e Fordismo, educação do corpo, dominação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).