Produção e valor nutritivo da canarana erecta lisa (echinocloa piramidalis lam.) em resposta a intervalos de corte
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v20e-52300Palavras-chave:
canarana, idades de rebrotação, produtividade, valor nutritivoResumo
O objetivo do estudo foi comparar e explicar as variações na produção e valor nutritivo do capim canarana erecta lisa (Echinocloa pyramidalis Lam.) em diferentes intervalos de corte. Os tratamentos corresponderam aos intervalos de corte de 20, 27, 34, 41, 48, 55, 62 e 69 dias. O delineamento utilizado foi o de blocos completos casualizados com três repetições, totalizando 24 unidades experimentais de 6m² (3m x 2m) cada. Foi avaliado a produção de forragem, altura do dossel e valor nutritivo da forragem colhida. A produção de forragem variou de 11,517 a 12,324 kg MS ha-1 e a altura dossel de 48,8 a 234 cm com menores valores quando o capim foi cortado no menor intervalo de corte. Os teores de fibra detergente neutro (FDN) variaram de 68,80 a 71,13%, fibra detergente ácido (FDA) de 36,20 a 44,15%; proteína bruta (PB) de 11,43 a 5,85%; e digestibilidade "in vitro" da matéria seca (DIVMS) de 65,3 a 47,42%, ou seja, foram reduzidos quando os pastos foram cortados em intervalos de corte mais longos. Recomenda-se o corte do capim aos 35 dias de rebrotação favorendo a produção, valor nutritivo e a digestibilidade da forragem.
Palavras chaves: acúmulo de forragem, altura do dossel, digestibilidade, idades de rebrotação,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).