Venografia digital contrastada in vivo de membro torácico e pélvico de ovinos e caprinos hígidos
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab19051005Resumo
O exame venográfico permite diagnosticar e tratar afecções da região podal. Pode ser base de estudos sobre a administração de medicação na região do casco. O objetivo do estudo foi descrever o padrão venográfico na região distal dos membros torácicos e pélvicos de ovinos e caprinos saudáveis, bem como comparar a vascularização entre eles. Foram utilizados 10 ovinos e caprinos clinicamente saudáveis, cinco machos e cinco fêmeas de raças diferentes, com idade entre 2 a 4 anos e pesando 45 a 63 kg. Os membros torácicos e pélvicos foram submetidos à venografia contrastada da região distal. Os venogramas foram coletados por um aparelho radiográfico digital e analisados no software EcoView®. As veias da região do metacarpo e metatarso; as falanges proximal, medial e distal dos membros torácicos e pélvicos dos ovinos e caprinos foram identificadas 25-30 segundos após a injeção do contraste. O erro de técnica observado durante a venografia foi o extravasamento perivascular do contraste. Os venogramas revelaram a vascularização na região distal dos membros torácicos e pélvicos e a comunicação dos vasos entre eles. A projeção lateral foi a melhor projeção radiográfica para avaliar os vasos no venograma. O padrão venoso normal da região distal dos membros torácicos e pélvicos de ovinos e caprinos pode ser observado pela venografia.
Palavras-chave: dígito, venograma, ruminantes, raios-X, membros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).