Estudo eletrocardiográfico pré-operatório de cães atendidos no hospital veterinário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Autores

  • Solimar Dutra Silveira Graduando do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Toledo, PR – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1501-9228
  • Bruna Gabriela Gheller Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Toledo, Paraná, Brasil,
  • Andréa Christina Ferreira Meirelles Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Toledo, Paraná, Brasil,

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab19049000

Resumo

A eletrocardiografia é considerada um instrumento substancial na avaliação clínica de pacientes cardiopatas, sendo possível por meio dela, determinar a origem e a frequência do impulso, bem como os distúrbios de condução cardíaca. Objetivou-se com o presente estudo avaliar a frequência e o tipo de anormalidades eletrocardiográficas existentes no pré-operatório imediato de 60 cães atendidos no departamento de cirurgia do Hospital Veterinário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, campus Toledo, entre setembro de 2015 e junho de 2017, e analisar a sua correlação com as diferentes raças, sexo, idade e peso de cada paciente. Constatou-se que as alterações no eletrocardiograma pré-operatório são frequentes e sua ocorrência é independente de idade, raça, porte e sexo do animal. Os achados mais frequentes no presente estudo foram os seguintes: arritmia sinusal respiratória (30%), fibrilação atrial (16,7%), taquicardia sinusal (10%), aumento na amplitude da onda R (10%) e infradesnivelamento de segmento ST (10%). Desta maneira, a eletrocardiografia mostrou-se como um método diagnóstico auxiliar de suma relevância no pré-operatório de cães, garantindo maior segurança anestésica e menores riscos de complicações cardiovasculares.
Palavras-chave: condução cardíaca; eletrocardiograma; segurança anestésica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solimar Dutra Silveira, Graduando do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Toledo, PR – Brasil.

Bruna Gabriela Gheller, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Toledo, Paraná, Brasil,

Andréa Christina Ferreira Meirelles, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Toledo, Paraná, Brasil,

Publicado

2018-04-25

Como Citar

DUTRA SILVEIRA, S.; GABRIELA GHELLER, B.; FERREIRA MEIRELLES, A. C. Estudo eletrocardiográfico pré-operatório de cães atendidos no hospital veterinário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 19, p. 1–12, 2018. DOI: 10.1590/cab19049000. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-49000. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA