Farinha de fruto de Senna spectabilis na alimentação de cordeiros deslanados: digestibilidade, metabolitos sanguíneos e cinética ruminal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab19049895

Resumo

Nos últimos anos, a criação de ovelhas surgiu como um sistema de produção alternativo, especialmente em áreas secas. O uso de folhas e frutos de algumas árvores é uma alternativa para a alimentação dos ruminantes; no entanto, os estudos sobre essas espécies são escassos. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da farinha de S. spectabilis na digestibilidade in vivo e in vitro, nos metabolitos sanguíneos e na cinéticos ruminal em ovinos deslanados. este estudo foi realizado na fazenda Las Brisas da Universidade do Tolima - Colômbia. Doze machos com peso corporal de 20,3 ± 2,5 kg foram distribuídos num delineamento experimental quadrado Latino 4X4. Os tratamentos consistiram em dietas baseadas em feno de Dichanthium spp com diferentes inclusões de frutos de S. spectabilis (15, 30 e 45%). Foi observado um efeito linear crescente (P <0,05) para a digestibilidade in vivo e in vitro da matéria seca, matéria orgânica e proteína bruta; igualmente, para ureia plasmática e degradabilidade ruminal, à medida que o nível de suplementação de S. spectabilis aumentou. A farinha de S. spectabilis melhora a digestibilidade, o consumo de proteína e a cinética ruminal em cordeiros deslanados; portanto, pode ser sugerida como uma alternativa promissora para a alimentação de ruminantes nas regiões do trópico seco.
Palavras-chave: floresta seca tropical; ovelha crioula colombiana; pequenos ruminantes; sistemas silvopastoris.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Andrés Pardo-Guzman, Universidad del Tolima, Tolima, Colômbia, rcastaneda@ut.edu.co

Román David Castañeda-Serrano, Universidad del Tolima

Publicado

2018-09-03

Como Citar

BONILLA-TRUJILLO, D.; ANDRÉS PARDO-GUZMAN, J.; DAVID CASTAÑEDA-SERRANO, R. Farinha de fruto de Senna spectabilis na alimentação de cordeiros deslanados: digestibilidade, metabolitos sanguíneos e cinética ruminal. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 19, p. 1–11, 2018. DOI: 10.1590/cab19049895. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-48985. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA