Eficácia anti-helmíntica da ivermectina em equinos: exames coproparasitológicos e hematológicos

Autores

  • Fernando Cristino Barbosa Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Medicina Veterinária, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
  • Wilson Junior Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
  • Priscila Cristina Costa Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
  • Antonio Vicente Mundim Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-6891v19e-44583

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da ivermectina a 2% em equinos, através de exames coproparasitológicos e hematológicos. O experimento foi realizado em uma fazenda no município de Uberlândia, MG. Foram utilizados 24 equinos, de três a oito anos, divididos em dois grupos, conforme valores dos OPG. Contagens de OPG e coproculturas foram realizadas nos dias D0, D+7 e D+14. Os animais foram tratados com a formulação pasta a base de ivermectina 2%, na dose de 200 mcg/kg, via oral. Amostras de sangue foram coletadas nos dias D0, D+7 e D+14 para avaliação dos parâmetros hematológicos. A presença de ovos, característicos da família Strongylidae e identificação de larvas características de ciatostomíneos demonstrou o parasitismo dos animais por pequenos estrôngilos. Nos D+7 e D+14 houve a redução significativa do OPG no grupo tratado com eficácia de 99,5 e 99,7%, respectivamente. Observou-se tendência do quadro eritrocitário manter-se próximo aos limites inferiores e discreta leucocitose com neutrófilos próximos dos valores superiores. Pode-se inferir que a ivermectina é eficaz contra os ciatostomíneos e alterações hematológicas significativas não foram observadas.
Palavras-chave: Ciatostomíneos; Equinos; Nematódeos; OPG

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

BARBOSA, F. C.; OLIVEIRA, W. J.; COSTA, P. C.; MUNDIM, A. V. Eficácia anti-helmíntica da ivermectina em equinos: exames coproparasitológicos e hematológicos. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 19, p. 1–12, 2018. DOI: 10.1590/1809-6891v19e-44583. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-44583. Acesso em: 15 jun. 2025.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA