Desenvolvimento ósseo e densitometria radiográfica em codorna-japonesa (Coturnix japonica)

Autores

  • Aline Luiza Konell Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, mvalinekonell@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-7655-4339
  • Thaiza Regina de Lima Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná,Brasil, thaiza.medvet@gmail.com
  • Rafaella Martini Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, rmartini.vet@gmail.com
  • Rogério Ribas Lange Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, rrlange@ufpr.br
  • Sheron Sanches Sierakowiski Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, rrlange@ufpr.br

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab19043490

Resumo

O desenvolvimento ósseo nas aves é diferenciado e, radiograficamente, não existe uma placa de crescimento visível. A densitometria radiográfica (DR) é utilizada para avaliar e mensurar a densidade óssea. Foram utilizadas cinquenta e quatro codornas-japonesas (Coturnix japonica) de um dia de vida e de ambos os sexos. A cada três dias foram pesados dois animais e, em seguida, identificados, submetidos à eutanásia e radiografados. Foi utilizada uma escada de alumínio de vinte e um degraus para a mensuração densitométrica. Realizaram-se mensurações de comprimento do úmero, rádio, ulna, fêmur, tibiotarso e tarsometatarso; correlação do período de postura com a ocorrência de hiperostose poliostótica (HP) nos ossos longos; bem como avaliação densitométrica ao longo de 80 dias. Houve aumento na densidade óssea conforme crescimento em comprimento dos ossos em úmero, seguido pelo tibiotarso, ulna e fêmur, verificado principalmente no período de sete a 13 dias de vida. No úmero e no fêmur, houve significativo aumento de densidade óssea também entre 70 a 79 dias. A partir do 61o dia, foi identificada a presença de hiperostose poliostótica nos fêmures das fêmeas. A DR é uma técnica aplicável em C. japonica como um método acessível e de baixo custo. Os resultados confirmam um grande aumento mineral ao longo do crescimento e durante a postura, confirmando a presença de HP na espécie. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Luiza Konell, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, mvalinekonell@gmail.com

Thaiza Regina de Lima, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná,Brasil, thaiza.medvet@gmail.com

Rafaella Martini, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, rmartini.vet@gmail.com

Rogério Ribas Lange, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, rrlange@ufpr.br

Sheron Sanches Sierakowiski, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, rrlange@ufpr.br

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

LUIZA KONELL, A.; REGINA DE LIMA, T.; MARTINI, R.; RIBAS LANGE, R.; SANCHES SIERAKOWISKI, S. Desenvolvimento ósseo e densitometria radiográfica em codorna-japonesa (Coturnix japonica). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 19, p. 1–11, 2018. DOI: 10.1590/cab19043490. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-43490. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA