CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA EM PASTOS DE CAPIM-MARANDU SUBMETIDOS A FREQUÊNCIAS DE DESFOLHAÇÃO E NÍVEIS DE ADUBAÇÃO

Autores

  • Jéssica Abreu de Sá Medica UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Natani Silva Reis Universidade Federal de Uberlândia
  • Manoel Eduardo Rozalino Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab18040460

Palavras-chave:

Brachiaria brizantha, desfolhação, fósforo, nitrogênio, Urochloa brizantha.

Resumo

Os perfilhos são as unidades básicas de crescimento das gramíneas forrageiras e o perfilhamento é responsável pela adaptação e reestabelecimento da gramínea após a desfolhação. Portanto, é importante conhecer as modificações morfológicas dos perfilhos em função do ambiente de desfolhação e da adubação, duas importantes estratégias de manejo das pastagens. Assim, objetivou-se com este trabalho caracterizar as respostas morfológicas dos perfilhos do capim-marandu, em resposta à adubação e à frequência de desfolhação, para melhor compreensão da plasticidade fenotípica dessa planta. O trabalho foi realizado em dois anos experimentais, em que foram avaliados distintos intervalos de corte (sete, 14, 28, 56 e 112 dias), utilizando-se o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. No segundo ano, além dos mesmos intervalos de corte avaliados no primeiro ano, também foram estudadas duas condições de adubação, sendo uma baixa (21,5 kg.ha-1 de P e 75 kg.ha-1 de N) e outra alta (43 kg.ha-1 de P e 300 kg.ha-1 de N). No segundo ano, utilizou-se o esquema fatorial. Em ambos os anos, as respostas para comprimento de colmo, comprimento da lâmina foliar, espaço entre as lâminas foliares e área foliar e peso do perfilho foram crescentes com o intervalo de corte. No segundo ano, a alta dose de adubos proporcionou maior número de perfilhos vegetativos, espaço entre lâminas foliares, área foliar, peso de perfilhos, folhas e colmos mais compridos, em comparação à baixa dose de adubos. No segundo ano, houve maior densidade populacional de perfilho reprodutivo com o maior intervalo de corte. A desfolhação e a adubação nitrogenada e fosfatada causam modificações morfológicas nos perfilhos do capim-marandu, indicando a ampla plasticidade fenotípica desta gramínea. 
Palavras-chave: fósforo; intervalo de corte; nitrogênio; Urochloa brizantha

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Abreu de Sá Medica, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - 2012, com mestrado na área de pastagens e forragicultura na Faculdade de Ciências Veterinárias UFU - 2016.

Natani Silva Reis, Universidade Federal de Uberlândia

Zootecnista graduada pela Universidade Federal de Uberlândia

Manoel Eduardo Rozalino Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Professor Doutor, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

MEDICA, J. A. de S.; REIS, N. S.; SANTOS, M. E. R. CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA EM PASTOS DE CAPIM-MARANDU SUBMETIDOS A FREQUÊNCIAS DE DESFOLHAÇÃO E NÍVEIS DE ADUBAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18040460. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-40460. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

ZOOTECNIA

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.