VIABILIDADE DE LEUCÓCITOS MAMÁRIOS BOVINOS DESAFIADOS COM DROGAS ANTI-MASTITE

Autores

  • Camila Freitas Batista Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
  • Renata Caminha Gomes Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
  • Maiara Garcia Blagitz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alice Maria Melville Paiva Della Libera Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab18037893

Palavras-chave:

vaca, citotoxicidade celular, leite, glândula mamária

Resumo

A ocorrência de células viáveis em secreções das glândulas mamárias atestam a funcionalidade do sistema de defesa. Este fato, juntamente com o medicamento aplicado, é fundamental para a cura do úbere. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade in vitro de leucócitos do leite desafiados com quatro drogas anti-mastite intramamárias. Foram coletadas oito amostras de leite de vaca negativas no exame bacteriológico. As suspensões de células foram submetidas à avaliação da viabilidade pelo método de exclusão do Azul de Trypan pré-incubação e pós-incubação com os medicamentos. A taxa média de viabilidade pré-incubação (± desvio padrão) das células do leite foi 50,17% (± 6,50). As taxas médias de viabilidade pós-incubação (± desvio padrão) de grupo controle (desprovido de qualquer droga), Drogas 1 (cefalônio anidro), 2 (gentamicina), 3 (benzilpenicilina procaína associada a diidroestreptomicina naficilina) e 4 (cloxacilina benzatina) foram, respectivamente, 31,36% (± 3,61); 26.23% (± 4,49); 7,82% (± 2,33); 3,10% (± 0,94); e 30,33% (± 4,14). Os maiores prejuízos foram encontrados quando as células do leite foram desafiadas com as drogas 2 e 3. Embora a atividade antimicrobiana das drogas testadas não era avaliada, e um único aspecto da função das células tenha sido testado, concluiu-se que os tratamentos 2 e 3 poderiam prejudicar a funcionalidade de leucócitos do leite e fornecer uma resposta imunológica ineficaz, e uma resposta eficaz é indispensável para controlar as infecções mamárias.
Palavras-chave: citotoxicidade celular; glândula mamária; leite; vaca

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Freitas Batista, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Formada pela FMVZ-USP, com residência, mestrado e doutorado na mesma casa. Mestrado e doutorado com ênfase em imunologia do sistema respiratório e neonatologia de bovinos.

Publicado

2017-02-07

Como Citar

BATISTA, C. F.; GOMES, R. C.; BLAGITZ, M. G.; DELLA LIBERA, A. M. M. P. VIABILIDADE DE LEUCÓCITOS MAMÁRIOS BOVINOS DESAFIADOS COM DROGAS ANTI-MASTITE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18037893. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-37893. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA