Viabilidade de leucócitos mamários bovinos desafiados com drogas anti-mastite
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v18e-37893Palavras-chave:
vaca, citotoxicidade celular, leite, glândula mamáriaResumo
A ocorrência de células viáveis em secreções das glândulas mamárias atestam a funcionalidade do sistema de defesa. Este fato, juntamente com o medicamento aplicado, é fundamental para a cura do úbere. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade in vitro de leucócitos do leite desafiados com quatro drogas anti-mastite intramamárias. Foram coletadas oito amostras de leite de vaca negativas no exame bacteriológico. As suspensões de células foram submetidas à avaliação da viabilidade pelo método de exclusão do Azul de Trypan pré-incubação e pós-incubação com os medicamentos. A taxa média de viabilidade pré-incubação (± desvio padrão) das células do leite foi 50,17% (± 6,50). As taxas médias de viabilidade pós-incubação (± desvio padrão) de grupo controle (desprovido de qualquer droga), Drogas 1 (cefalônio anidro), 2 (gentamicina), 3 (benzilpenicilina procaína associada a diidroestreptomicina naficilina) e 4 (cloxacilina benzatina) foram, respectivamente, 31,36% (± 3,61); 26.23% (± 4,49); 7,82% (± 2,33); 3,10% (± 0,94); e 30,33% (± 4,14). Os maiores prejuízos foram encontrados quando as células do leite foram desafiadas com as drogas 2 e 3. Embora a atividade antimicrobiana das drogas testadas não era avaliada, e um único aspecto da função das células tenha sido testado, concluiu-se que os tratamentos 2 e 3 poderiam prejudicar a funcionalidade de leucócitos do leite e fornecer uma resposta imunológica ineficaz, e uma resposta eficaz é indispensável para controlar as infecções mamárias.
Palavras-chave: citotoxicidade celular; glândula mamária; leite; vaca
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).