Desempenho de frangos de corte suplementados com diferentes fontes e níveis de colina na dieta

Autores

  • Giovani Farina Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alexandre de Mello Kessler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
  • Patrícia Diniz Ebling Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
  • Fábio Ritter Marx Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
  • Ricardo César Technofeed Ltda., Vinhedo, São Paulo, Brasil
  • Andréa Machado Leal Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1089-6891v18e-37633

Palavras-chave:

Nutrição Animal

Resumo

Dois experimentos foram conduzidos para avaliar a bioequivalência de uma fonte comercial de fosfatidilcolina (Biocholine®) como alternativa ao cloreto de colina e as exigências de colina de frangos de rápido desempenho. No Experimento I, 672 frangos foram alimentados com quatro níveis de Biocholine® (0, 100, 200 ou 300 mg/kg) e três níveis de colina (200, 400 ou 600 mg/kg) supridas pelo cloreto de colina entre 4 e 28 dias de idade. No Experimento II, 462 frangos receberam dietas suplementadas com 0, 200, 400, 600 ou 800 mg/kg de colina através do cloreto de colina. Em ambos os experimentos, as dietas foram à base de arroz branco, farelo de soja e glúten de milho. No Experimento I, as aves alimentadas com cloreto de colina apresentaram maior consumo de ração em relação àquelas alimentadas com Biocholine®. Ambas as fontes de colina melhoraram linearmente a conversão alimentar entre 15 e 28 dias, mas as curvas apresentaram diferentes inclinações, mostrando que uma unidade de Biocholine® foi equivalente a 2,52 unidades de colina suprida na forma de cloreto de colina. No Experimento II, a suplementação de colina apresentou efeito quadrático sobre o ganho de peso sem afetar a conversão alimentar. As exigências de colina para ganho de peso foram 778, 632 e 645 mg/kg para as fases de 1-7, 1-35 e 1-42 dias de idade, respectivamente.
Palavras-chave: bioequivalência; frango de corte; fígado gorduroso; exigência nutricional; perose.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

FARINA, G.; KESSLER, A. de M.; EBLING, P. D.; MARX, F. R.; CÉSAR, R.; RIBEIRO, A. M. L. Desempenho de frangos de corte suplementados com diferentes fontes e níveis de colina na dieta. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/1089-6891v18e-37633. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-37633. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

ZOOTECNIA