Histomorfometria de orgãos linfoides e desenvolvimento intestinal de pintos de corte originados de matrizes com diferentes idades e submetidos ao estresse por calor na incubação

Autores

  • Nadja Susana Mogyca Leandro Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Natali Almeida Gomes Universidade Estadual de Goiás (UEG), São Luís de Montes Belos, Goiás, Brasil
  • Marcos Barcellos Café Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Fabyola Barros Carvalho Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • José Henrique Stringhini Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Michele Laboissière Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-6891v18e-34828

Palavras-chave:

baço, bursa de Fabricius, frangos, imunidade, mucosa intestinal

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito da idade da matriz e da variação da temperatura de incubação sobre a qualidade do pinto neonato. O delineamento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x2 (três idades x duas temperaturas de incubação). Foram incubados 720 ovos, provenientes de matrizes com diferentes idades (30, 42 ou 64 semanas). A temperatura da máquina de incubar para os grupos controle foi mantida constante (37,5 ºC) e para os tratamentos com estresse por calor foi aplicada uma temperatura de 39,0 ºC por 6h durante o período de 10 a 18 dias de incubação. Cinco pintos por tratamento foram sacrificados para coletas de órgãos e realizada a histomorfometria intestinal, de baço e bursa. Os dados foram submetidos a análise de variância e foi utilizado o teste de Tukey (5%). A área dos folículos da bursa foi maior nos pintos oriundos de matrizes mais velhas quando os ovos foram incubados em temperatura ideal. A temperatura de 39,0 ºC estimulou o desenvolvimento intestinal. A variação na temperatura de incubação prejudicou a qualidade de pintos, sobretudo para pintos originados de matrizes jovens. Pintos oriundos de matrizes velhas apresentaram melhor resposta imune e desenvolvimento intestinal, independentemente da variação da temperatura de incubação.
Palavras-chave: baço; bursa de Fabricius; frangos; imunidade; mucosa intestinal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

LEANDRO, N. S. M.; GOMES, N. A.; CAFÉ, M. B.; CARVALHO, F. B.; STRINGHINI, J. H.; LABOISSIÈRE, M. Histomorfometria de orgãos linfoides e desenvolvimento intestinal de pintos de corte originados de matrizes com diferentes idades e submetidos ao estresse por calor na incubação. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/1809-6891v18e-34828. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-34828. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

ZOOTECNIA