NOVA SOLUÇÃO ELETROLÍTICA INTRAVENOSA PARA USO VETERINÁRIO: EFEITOS SOBRE O PERFIL ELETROLÍTICO E ÁCIDO BASE EM BOVINOS ADULTOS HÍGIDOS
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18032785Palavras-chave:
Terapia com Fluidos, Eletrólitos, Diferença de Íons Fortes, HidrataçãoResumo
Objetivou-se avaliar os efeitos de uma nova solução hidratante intravenosa sobre os equilíbrios eletrolítico e ácido-base de bovinos. Para tanto, oito animais adultos hígidos, mestiços taurinos foram submetidos a dois tratamentos em delineamento cross-over: solução salina isotônica (SI) e solução teste (ST) composta por 145 mEq de Na+, 5 mEq de K+, 4 mEq de Ca++, 2 mEq de Mg++, 96 mEq de Cl-, 60 mEq de lactato, 50 g de dextrose e 4 mg de cianocobalamina por litro. As soluções foram administradas por via intravenosa, em volume correspondente a 5% do peso corporal, durante três horas de infusão contínua. Amostras de sangue venoso foram colhidas antes da infusão e três, seis, nove e 24 horas após o início da infusão para determinações de glicose, lactato L, Ca, P, Mg, pH, pCO2, HCO3-, BE, Na+, K+, Cl- e Ca++. Os resultados foram analisados por análise de variâncias de medidas repetidas. Ao contrário da SI, que causou hipercloremia e redução da diferença de íons fortes no plasma (SID), determinando efeito acidificante, a ST gerou alcalinização leve e transitória e não provocou alteração das concentrações de Na+ e de Cl-. A hipopotassemia e a hiperglicemia, presentes ao final da infusão da ST, foram transitórias e não determinaram sinais clínicos evidentes. Conclui-se que a ST é uma alternativa segura para a terapia com fluidos em bovinos, tendo a vantagem de provocar alterações iatrogênicas de baixa magnitude.
Palavras-chave: gasometria, eletrólitos, terapia com fluidos intravenosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).