PROTEINA BRUTA EM DIETAS DE CODORNAS DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18028085Palavras-chave:
Produção de AvesResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar níveis de proteína bruta (PB) para codornas europeias de um a 14, 14 a 28 e 28 a 42 dias de idade. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com cinco tratamentos e cinco repetições. Os níveis de PB não influenciaram o ganho de peso e a conversão alimentar das codornas de 1 a 14 dias de idade. Porém, a dieta contendo 26% PB resultou em menor consumo da dieta. Os níveis de PB utilizados no período de 14 aos 28 dias influenciaram o consumo da dieta, o ganho de peso e a conversão alimentar, sendo o melhor ganho de peso e conversão alimentar estimados com dietas contendo 24% PB. Houve efeito significativo dos níveis de PB estudados, sobre o ganho de peso e conversão alimentar no período final, com máximos desempenhos estimados para codornas alimentadas com dieta com 23% PB. Não houve efeito dos níveis de PB sobre o peso da carcaça quente e peso da carcaça resfriada, peso do peito e da coxa mais sobrecoxa. As exigências de PB estimadas para codornas europeias são 26, 24 e 23% para as fases de 1 a 14 dias, 14 a 28 dias e 28 a 42 dias de idade, respectivamente, se forem atendidas as exigências dos primeiros aminoácidos limitantes.Palavras-chave: Aminoácidos, Coturnix coturnix, desempenho, rendimento de carcaça.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-03
Como Citar
DUMONT, M. A.; PINHEIRO, S. R. F.; MIRANDA, J. A.; PINTO, F. M. P.; DIAS, P. C.; MOREIRA, J. PROTEINA BRUTA EM DIETAS DE CODORNAS DE CORTE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18028085. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-28085. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).