EXIGÊNCIA DE METIONINA + CISTINA PARA FRANGAS DE REPOSIÇÃO NA FASE INICIAL (1 A 6 SEMANAS DE IDADE)
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18022100Palavras-chave:
aminoácidos, maturidade sexual, ovos, poedeiras, requerimentosResumo
Objetivou-se determinar a exigência de metionina + cistina total para frangas na fase inicial e verificar seu efeito sobre a fase de postura. Na primeira fase experimental, 720 aves (50% Lohmann LSL e 50% Lohmann Brown) com uma semana de idade foram distribuídas em delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 2 (níveis de met + cis e linhagens), com quatro repetições e 18 aves por repetição. Os níveis de met + cis total estudados foram 0,536; 0,616; 0,696; 0,776; e 0,856 %. Ao atingirem 22 semanas de idade, iniciou-se a segunda fase experimental, sendo utilizadas 240 aves (50% Lohmann LSL e 50% Lohmann Brown) provenientes da primeira fase experimental. A ração fornecida às aves nesta fase foi igual para todos os tratamentos. Na fase de produção avaliaram-se os efeitos residuais das dietas fornecidas no período inicial sobre os parâmetros produtivos. As exigências de metionina + cistina recomendadas para aves leves e semipesadas, no período de 1 a 6 semanas de idade, são de 0,778% de met + cis total (correspondendo a 0,700% de met + cis digestível) e 0,739% de met + cis total (correspondendo a 0,665% de met + cis digestível), respectivamente.
Palavras-chave: aminoácidos; maturidade sexual; ovos; poedeiras; requerimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).