IMPACTO DA DISTRIBUIÇÃO DE NÚMERO DESIGUAL DE PROGÊNIES POR REPRODUTOR NA AVALIAÇÃO GENÉTICA DE ANIMAIS, EM AMBIENTES COM PRESENÇA DE HETEROGENEIDADE DE VARIÂNCIA AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18016286Palavras-chave:
produção animal-melhoramento genético animalResumo
Foi simulado um teste de progênie com o objetivo de avaliar o efeito da heterogeneidade de variância ambiental sobre a avaliação genética de reprodutores, em situações de número desigual de progênie por reprodutor entre rebanhos. A situação do número desigual de progênie por reprodutor foi representada eliminando-se, de forma aleatória, o número de progênies por reprodutor em ambientes de baixa e alta variabilidade ambiental. Nas situações que envolveram perda de informação no ambiente de menor variabilidade ambiental, houve maiores superestimações na estimação da variância residual, ocasionando menores estimativas de herdabilidade. Por outro lado, quando se diminuiu a quantidade de informação proveniente de rebanhos de alta variabilidade ambiental, houve maior superestimação da variância genética aditiva e menor superestimação da variância ambiental. Embora, tenham ocorrido alterações na magnitude dos valores genéticos para os reprodutores, as correlações de Spearman e Pearson entre os valores genéticos dos mesmos, em todas as situaçãoes, foram maiores do que 0,90. O número desigual de progênie por reprodutor na presença de heterogeneidade de variância ambiental provoca superestimação das estimativas de componentes de variância e valores absolutos de predição de valores genéticos dos reprodutores, sem, contudo, alterar a classificação dos mesmos.Palavras chave: avaliação genética; parâmetros genéticos; seleção.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-02-07
Como Citar
ARAUJO, C. V. de; OLIVEIRA, L. de A.; ARAUJO, S. I.; SILVA, D. A. da; SILVA, A. A. da. IMPACTO DA DISTRIBUIÇÃO DE NÚMERO DESIGUAL DE PROGÊNIES POR REPRODUTOR NA AVALIAÇÃO GENÉTICA DE ANIMAIS, EM AMBIENTES COM PRESENÇA DE HETEROGENEIDADE DE VARIÂNCIA AMBIENTAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18016286. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-16286. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).