INFLUÊNCIA DAS COMPETIÇÕES DE VAQUEJADA SOBRE OS PARÂMETROS INDICADORES DE ESTRESSE EM EQUINOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.962Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
O presente estudo procurou avaliar alguns dos parâmetros indicadores de estresse dos equinos submetidos às competições de vaquejada e às condições ambientais inerentes dos locais das competições. O experimento foi desenvolvido no município de Mossoró, RN, utilizando dez equinos mestiços da raça quarto de milha, sendo seis fêmeas e quatro machos castrados, com idade entre seis a onze anos, peso vivo de 368 a 450 Kg e altura de 135 a 150 cm. Realizaram-se coletas de sangue em dois momentos: a primeira, na baia, pela manhã, com animais em repouso (M1); a segunda imediatamente após a corrida no parque de vaquejada (M2). A frequência cardíaca, a frequência respiratória e a temperatura retal foram avaliadas imediatamente antes das coletas de sangue. Verificou-se que todos os parâmetros das avaliações clínica e bioquímica, exceto proteínas totais e creatinaquinase, tiveram diferença significativa (P<0,05) entre os dois momentos. No hemograma, apenas o volume corpuscular médio (VCM) e os números de eosinófilos e monócitos não foram afetados. Assim, pode-se sugerir que os equinos de vaquejada avaliados apresentaram alterações físicas, bioquímicas e hematológicas em decorrência do estresse associado ao exercício físico, à falta de uma rotina de treinamento adequado e às condições ambientais inóspitas dos parques de vaquejada.PALAVRAS- CHAVES: Bem-estar animal, cavalo, esporte.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-03
Como Citar
LOPES, K. R. F.; BATISTA, J. S.; DIAS, R. V. da C.; SOTO-BLANCO, B. INFLUÊNCIA DAS COMPETIÇÕES DE VAQUEJADA SOBRE OS PARÂMETROS INDICADORES DE ESTRESSE EM EQUINOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 538–543, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.962. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/962. Acesso em: 17 set. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).