ASPECTOS PRODUTIVOS E QUALIDADE DE OVOS DE CODORNAS JAPONESAS SUBMETIDAS A DIFERENTES MÉTODOS DE MUDA FORÇADA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.956Palavras-chave:
Produção de avesResumo
O objetivo deste trabalho foi o de observar o desempenho produtivo obtido por codornas induzidas à muda pelo método alternativo do óxido de zinco (MZ) e método convencional ou do jejum (MC). Foram utilizadas 160 codornas japonesas, com 48 semanas de idade, para avaliação do desempenho, do percentual dos constituintes dos ovos, bem como da taxa de ovos viáveis, durante doze semanas. De acordo com o método utilizado, a fome forçada ou a anorexia parcial provocou perda de peso corporal (PPC) nas aves, sendo formados os seguintes grupos: Controle (codornas não tratadas); MC (indução pelo MC com PPC de 35%); MZ25 (indução pelo MZ com PPC de 25%); MZ35 (indução pelo MZ com PPC de 35%). Testou-se cada tratamento em oito repetições, contendo cinco aves, para avaliação do percentual de ovos produzidos, da conversão alimentar, do percentual de ovos viáveis, do peso do ovo, do percentual de gema e casca. Entre a segunda e a quarta semana de produção pós-muda, o grupo de aves submetidas ao tratamento MZ25 produziu mais ovos, em comparação com os demais tratamentos. Quanto aos resultados das características físicas dos ovos e conversão alimentar, não houve melhorias significativas nas codornas do grupo controle. A muda forçada por meio do óxido de zinco foi capaz de proporcionar apenas uma melhoria quantitativa de ovos nas primeiras semanas de produção de codornas submetidas a uma perda de peso corporal de 25%.Palavras-chaveS: Codornas, coturnix japonica, jejum, muda forçada, ovos, óxido de zinco.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-09-30
Como Citar
TEIXEIRA, R. S. de C.; CARDOSO, W. M.; SIQUEIRA, A. A. de; NOGUEIRA, G. C.; CAMPELLO, C. C.; BUXADÉ, C. C. ASPECTOS PRODUTIVOS E QUALIDADE DE OVOS DE CODORNAS JAPONESAS SUBMETIDAS A DIFERENTES MÉTODOS DE MUDA FORÇADA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 679–688, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.956. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/956. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).