DEFICIÊNCIA DE TAURINA EM FILHOTE DE TAMANDUÁ-MIRIM (Tamandua tetradactyla) ALIMENTADO COM SUBSTITUTOS DE LEITE PARA CÃES E GATOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.951Palavras-chave:
Animais SilvestresResumo
A taurina é um aminoácido sulfurado e, na maioria dos mamíferos, produzida em quantidades suficientes no fígado a partir de metionina e cisteína, utilizando a enzima decarboxilase do ácido cistéico sulfínico. Para felinos é considerado um aminoácido essencial, necessitando ser ingerido para suprimento às necessidades do organismo. Em tamanduás, esta condição não está bem definida, entretanto, animais alimentados com dietas carentes nesse aminoácido têm demonstrado sinais clínicos compatíveis com deficiência de taurina. Em gatos as alterações mais freqüentes são cardiomiopatia dilatada, degeneração da retina, anormalidades reprodutivas e de desenvolvimento, aumento da agregação plaquetária, leucopenia e distúrbios neurológicos. No presente caso, um filhote de tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) criado em cativeiro com substitutos de leite para cães apresentou deficiência de taurina, caracterizada principalmente por perda de pêlos e convulsões. O diagnóstico foi baseado na resposta do animal à suplementação, após a qual houve regressão dos sinais clínicos sem recidiva.PALAVRAS-CHAVES: Criação em cativeiro, Tamanduá-mirim, Tamandua tetradactyla, taurina.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
LUPPI, M. M.; TEIXEIRA-DA-COSTA, M. E. L.; MALTA, M. de C. C.; MOTTA, R. O. C. DEFICIÊNCIA DE TAURINA EM FILHOTE DE TAMANDUÁ-MIRIM (Tamandua tetradactyla) ALIMENTADO COM SUBSTITUTOS DE LEITE PARA CÃES E GATOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1004–1009, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/951. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Relato de caso
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).