CONSUMO, DIGESTIBILIDADE APARENTE E BALANÇO DE NITROGÊNIO EM OVELHAS ALIMENTADAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i1.9481Palavras-chave:
Nutrição Animal, ruminantes, ovinosResumo
Avaliou-se a influência de diferentes níveis de fibra em detergente neutro de origem forrageira (FDNf) na dieta de ovelhas sobre o consumo, digestibilidade aparente e balanço de nitrogênio. Foram utilizadas 16 ovelhas adultas, não gestantes e não lactantes, da raça Santa Inês, com peso vivo de 45,01 ± 5,15 kg, distribuídas em delineamento quadrado latino (4x4), com quatro tratamentos (8,67%; 17,34%; 26,01% e 34,69% de FDNf), 4 animais e 4 períodos, perfazendo 4 quadrados latinos. As variáveis referentes ao consumo de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), energia bruta (EB), energia digestível (ED), energia metabolizável (EM), proteína bruta (PB), proteína digestível (PD), fibra em detergente neutro (FND) e fibra em detergente ácido (FDA) bem como os coeficientes de digestibilidade aparente da MS, MO, EB e FDA foram influenciados positivamente pelos níveis crescentes de FDNf dos tratamentos. O balanço de nitrogênio foi positivo em todos os níveis de FDNf. O trabalho evidenciou que existe um limite fisiológico para a utilização de concentrado na dieta de ovelhas, sendo necessária uma quantidade mínima de FDNf para maior eficiência no aproveitamento dos nutrientes; no entanto, esse limite parece ser inferior ao nível mais baixo de FDNf do presente estudo.
PALAVRAS-CHAVE: metabolismo; nutrição animal; ruminantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).