CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE NOVILHOS ABERDEEN ANGUS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.930Palavras-chave:
Produção de bovinosResumo
O objetivo deste trabalho foi estudar as características de carcaça de novilhos castrados Aberdeen Angus terminados por 112 dias em confinamento, com cana-de-açúcar + concentrado, ou em pastagem cultivada de azevém (Lolium multiflorum). Alimentaram-se os animais confinados com dietas isonitrogenadas (13,2% de proteína bruta) contendo, na matéria seca, 72,3% de cana-de-açúcar e 27,7% de concentrado. Utilizaram-se doze novilhos, com peso inicial de 320 kg e idade de 20 meses, arranjados num delineamento inteiramente casualizado. Não houve diferença (P>0,05) nos pesos de fazenda e de carcaça quente que foram, respectivamente, de 396 e 202 kg nos novilhos alimentados com pastagem cultivada e de 394 e 201 kg, citados na mesma ordem, para os novilhos alimentados com cana-de-açúcar. Não houve diferença (P>0,05) entre tratamentos para as variáveis rendimento de carcaça quente, percentagem dos cortes comerciais da carcaça, comprimento e conformação de carcaça, espessura de gordura de cobertura e área de longissimus dorsi. Houve correlação significativa nos dois grupos de novilhos entre o peso de carcaça e as variáveis espessura de coxão, conformação e área de longissimus dorsi. Os novilhos terminados em pastagem tiveram a conformação de carcaça correlacionada com todas as outras variáveis medidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).