AVALIAÇÃO DA SOMATOTROPINA BOVINA RECOMBINANTE (rbST) NOS NÃO-COMPONENTES DA CARCAÇA DE CABRITOS DE TRÊS GENÓTIPOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v14i2.8984Palavras-chave:
caprinos, carcaça, componentes do peso vivo, hormônio de crescimentoResumo
Desenvolveu-se o presente estudo com o objetivo de avaliar a somatotropina bovina recombinante (rbST) nos não-componentes da carcaça de cabritos de três genótipos. Foram utilizados 23 machos inteiros de três genótipos, sendo oito Alpino (A), quatro ½ Boer + ½ Alpino (½ BA) e 11 ¾ Boer + ¼ Alpino (¾ BA), dos quais 12 receberam rbSTe 11controle. O hormônio de crescimento utilizado foi a somatotropina recombinante bovina (rbST) e os animais do tratamento 1 receberam o hormônio na quantidade de 0,3 mg/kg de peso vivo, a partir dos 45 dias, ajustada em intervalos de 14 dias. Os animais do tratamento 2 (controle) receberam solução salina na mesma dosagem e intervalo. Os animais ½ BA apresentaram uma maior proporção dos não-componentes externos (cabeça, patas e pele) em relação aos da raça Alpina. Em relação aos órgãos vitais, como pulmão, rins e baço, e aos não-componentes sangue, gordura interna e gordura perirenal, os animais da raça Alpina apresentaram maiores valores em relação aos ¾ BA. A administração da somatotropina bovina recombinante (rbST) não produziu efeito nos não-componentes da carcaça. As proporções e os pesos dos não-componentes da carcaça variaram em função dos genótipos, embora abatidos a pesos vivos semelhantes.PALAVRAS-CHAVE: caprinos; componentes do peso vivo; hormônio de crescimento; rendimento de carcaça
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-27
Como Citar
RODRIGUES, L.; GONÇALVES, H. C.; MEDEIROS, B. B. L.; MENEZES, J. J. L.; MAESTÁ, S. A. AVALIAÇÃO DA SOMATOTROPINA BOVINA RECOMBINANTE (rbST) NOS NÃO-COMPONENTES DA CARCAÇA DE CABRITOS DE TRÊS GENÓTIPOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 143–150, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i2.8984. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/8984. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).