COMPORTAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E DA TEMPERATURA CORPÓREA EM COELHOS SUBMETIDOS À PARADA CIRCULATÓRIA CARDÍACA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.8866Palavras-chave:
Inflow Occlusion, parada circulatória, coelhosResumo
A técnica da parada circulatória total (PTC) ou inflow occlusion consiste em impedir a entrada do sangue às câmaras cardíacas através do clampeamento das veias cavas caudal e cranial e veia ázigos. Contudo, alterações nos parâmetros fisiológicos do paciente podem ser desencadeadas com a aplicação desta técnica. Em enfermidades cardíacas intracavitárias, cuja correção leva alguns minutos, como na estenose pulmonar ou na estenose subaórtica, esta técnica pode ser facilmente utilizada. Por ser de baixo custo e de simples aplicação, é passível de realização em clínicas particulares. Neste ensaio, avaliou-se o comportamento da frequência cardíaca e da temperatura corpórea de coelhos submetidos a dois períodos de cinco minutos de PCT, utilizando-se a técnica da inflow occlusion. Um período de recirculação sanguínea entre as oclusões foi realizado a fim de verificar os potenciais benefícios desta prática sobre o comportamento da frequência cardíaca e temperatura corpórea dos animais, parâmetros avaliados ao longo de todo o período transoperatório. Ocorreram dois óbitos, ambos no período de recirculação, dada a ocorrência de fibrilação ventricular. Todavia, com a aplicação do período de recirculação do sangue, foi possível constatar que esta técnica pode ser utilizada em cirurgias intracardíacas, com duração de até dez minutos.PALAVRAS-CHAVES: Coelhos, inflow occlusion, parada circulatória.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-21
Como Citar
VALE, D. F.; RAMOS, R. M.; FERREIRA, F. S.; FERREIRA, G. S.; QUEIROZ, F. F.; LUZ, M. J.; COSTA, A. C.; MONTEIRO, G.; ANTUNES, F.; OLIVEIRA, A. L. de A. COMPORTAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E DA TEMPERATURA CORPÓREA EM COELHOS SUBMETIDOS À PARADA CIRCULATÓRIA CARDÍACA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 923–930, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.8866. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/8866. Acesso em: 11 set. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).