FATORES QUE AFETAM A TOLERÂNCIA AO CALOR EM GADO MESTIÇO NO BRASIL CENTRAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v15i2.8726Palavras-chave:
freqüência cardíaca, freqüência respiratório, temperatura retal, productção leiteResumo
Este estudo comparou as características de adaptação em cruzamentos comuns de gado leiteiro mestiços no Brasil central. Foram utilizados vinte animais de cada um dos três grupos genéticos: Zebu (Bos indicus), Simental x Zebu (SZ) e Holandês x Zebu (HZ). Foi medida a variação da temperatura retal (RT), frequência respiratória (RR) e frequência cardíaca (HR) dos animais à sombra e depois da exposição ao sol, bem como a produção média diária de leite durante todo o período de lactação. O procedimento foi repetido três vezes. Houve interações significativas entre o grupo teste e grupo genético para as características investigadas e as correlações entre as características foram baixas. A RR dos grupos mestiços parece controlar a temperatura corporal de maneira que não cause um aumento na RT. A produção de leite influenciou RR em vacas mestiças expostas ao sol, o que confirma a adaptação mais pobre em comparação com vacas zebuínas. Observou-se que a adaptação pode ser medida em termos de produção dentro do mesmo grupo genético. Em conclusão, os cruzamentos com raças europeias produziram mais leite do que o zebu, apesar de terem sido influenciados pelo calor da radiação / solar.
PALAVRAS-CHAVE: frequência cardíaca, frequência respiratória, gado leiteiro, temperatura retal, produção de leite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).