EFEITO DE MICORRIZAS ARBUSCULARES SOBRE O CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO MINERAL DE Brachiaria brizantha CV. MARANDU
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i4.8665Palavras-chave:
cálcio, colonização radicular, fósforo, magnésio, matéria seca, nitrogênio, potássioResumo
O efeito da inoculação de micorrizas arbusculares (MA) sobre o crescimento e composição química de Brachiaria brizantha cv. Marandu foi testada, sob condições de casa-de-vegetação. Foram avaliadas oito espécies de MA: Glomus mossaea, G. fasciculatum, G. etunicatum, G. macrocarpum, Gigaspora margarita, Scutellospora heterogama, Acaulospora laevis e A. muricata. A inoculação de MA aumentou significativamente os rendimentos de massa seca (MS), teores e absorção de fósforo da gramínea. Os maiores rendimentos de MS foram obtidos com a inoculação de A. muricata e S. heterogama. Plantas inoculadas com S. heterogama, G. etunicatum, A. muricata e G. margarita apresentaram os maiores teores de fósforo, enquanto que as maiores quantidades absorvidas de fósforo foram observados com a inoculação de A. muricata e S. heterogama. As maiores taxas de colonização radicular foram registradas com a inoculação de A. Muricata, G. fasciculatum e G. margarita. As maiores concentrações de nitrogênio foram verificadas com a inoculação de G. macrocarpum, G. etunicatum e G. mossaea. Plantas micorrizadas por G. etunicatum apresentaram os maiores teores de cálcio e magnésio, enquanto que as inoculadas com G. mossaea proporcionaram o maior teor de potássio.
PALAVRAS-CHAVE: colonização radicular; macronutrientes; produção de massa seca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).