GRANULOMETRIA DO CALCÁRIO NO DESEMPENHO E QUALIDADE DA CASCA DE OVOS DE CODORNAS JAPONESAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i4.859Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da granulometria do calcário calcítico da ração de postura sobre o desempenho produtivo e a qualidade da casca dos ovos de codornas japonesas (Coturnix coturnix). O delineamento experimental adotado foi o inteiramente ao acaso com cinco tratamentos, com cinco repetições de 16 aves cada, num total de quatrocentas aves. Os tratamentos foram: T1 – ração com 100% de calcário de granulometria grossa; T2 – ração com 70% de calcário de granulometria grossa e 30% fina; T3 – ração com 30% de calcário de granulometria grossa e 70% fina; T4 – ração com 100% de calcário de granulometria fina; T5 – ração com 100% de calcário de granulometria média. As rações experimentais eram isonutritivas e foram formuladas para conter os níveis nutricionais sugeridos pelo NRC (1994). A granulometria fina do calcário calcítico incluída em 100% resultou em melhor produção de ovos em relação a granulometria média (P<0,05). Não houve efeito (P>0,05) da granulometria do calcário sobre a qualidade da casca dos ovos. A granulometria fina (pó) ou grossa pode ser utilizada em qualquer nível de inclusão na ração. A granulometria média do calcário não deve ser recomendada. PALAVRAS-CHAVE: Calcário, granulometria, codornas japonesas, produção de ovos, qualidade de casca.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-12-25
Como Citar
LEANDRO, N. S. M.; JARDIM FILHO, R. de M.; BRITO, A. B. de; CAFÉ, M. B.; STRINGHINI, J. H.; GONZALES, E. GRANULOMETRIA DO CALCÁRIO NO DESEMPENHO E QUALIDADE DA CASCA DE OVOS DE CODORNAS JAPONESAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 4, p. 381–387, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i4.859. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/859. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).