Parasitismo por cestoides da ordem Trypanorhyncha na musculatura de Plagioscion squamosissimus – pescada branca (perciforme: sciaenidae), comercializados em Macapá, AP

Autores

  • Antônio Carlos Souza Silva Júnior Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil
  • Cecile de Souza Gama Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.8495

Palavras-chave:

Amapá, Trypanorhyncha, Peixe

Resumo

O objetivo da pesquisa foi determinar as espécies de cestoides da ordem Trypanorhyncha que parasitam o Plagioscion squamosissimus Heckel, 1840, comercializados nas feiras em Macapá, Amapá. No período entre março de 2008 e dezembro de 2008, necropsiaram-se oitenta espécimes de P. squamosissimus, sendo que sessenta e três peixes (78,8%) estavam parasitados por plerocerco da ordem Trypanorhyncha. Registrou-se um poliparasitismo na musculatura do peixe por quatro espécies: Pterobothrium heteracanthum, Callitetrarhynchus gracilis, Poecilancistrium caryophyllum, e Pterobothrium crassicolle. Os blatocistos de Trypanorhyncha na musculatura não apresentam risco de infecção para humanos, mas afetam a estética do pescado, pelo aspecto repugnante, podendo ser rejeitado pelo consumidor e, muitas vezes, tendo a comercialização impedida pela fiscalização sanitária. Este foi o primeiro registro de parasitos de musculatura em peixes provenientes do Estado do Amapá.

PALAVRAS-CHAVES: Amapá, peixe, Trypanorhyncha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-10-02

Como Citar

JÚNIOR, A. C. S. S.; GAMA, C. de S. Parasitismo por cestoides da ordem Trypanorhyncha na musculatura de Plagioscion squamosissimus – pescada branca (perciforme: sciaenidae), comercializados em Macapá, AP. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 737–742, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.8495. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/8495. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária