PARASITISMO POR CESTOIDES DA ORDEM Trypanorhyncha NA MUSCULATURA DE Plagioscion squamosissimus – PESCADA BRANCA (PERCIFORME: SCIAENIDAE), COMERCIALIZADOS EM MACAPÁ, AP
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.8495Palavras-chave:
Amapá, Trypanorhyncha, PeixeResumo
O objetivo da pesquisa foi determinar as espécies de cestoides da ordem Trypanorhyncha que parasitam o Plagioscion squamosissimus Heckel, 1840, comercializados nas feiras em Macapá, Amapá. No período entre março de 2008 e dezembro de 2008, necropsiaram-se oitenta espécimes de P. squamosissimus, sendo que sessenta e três peixes (78,8%) estavam parasitados por plerocerco da ordem Trypanorhyncha. Registrou-se um poliparasitismo na musculatura do peixe por quatro espécies: Pterobothrium heteracanthum, Callitetrarhynchus gracilis, Poecilancistrium caryophyllum, e Pterobothrium crassicolle. Os blatocistos de Trypanorhyncha na musculatura não apresentam risco de infecção para humanos, mas afetam a estética do pescado, pelo aspecto repugnante, podendo ser rejeitado pelo consumidor e, muitas vezes, tendo a comercialização impedida pela fiscalização sanitária. Este foi o primeiro registro de parasitos de musculatura em peixes provenientes do Estado do Amapá.PALAVRAS-CHAVES: Amapá, peixe, Trypanorhyncha.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-02
Como Citar
SILVA JÚNIOR, A. C. S.; GAMA, C. de S. PARASITISMO POR CESTOIDES DA ORDEM Trypanorhyncha NA MUSCULATURA DE Plagioscion squamosissimus – PESCADA BRANCA (PERCIFORME: SCIAENIDAE), COMERCIALIZADOS EM MACAPÁ, AP. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 737–742, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.8495. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/8495. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).