ECTOFAUNA PARASITÁRIA DE CÃES URBANOS DOMICILIADOS ATENDIDOS EM CLÍNICAS VETERINÁRIAS PARTICULARES NA CIDADE DE LAVRAS, MG
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.8485Palavras-chave:
Cães, Ctenocephalides, Rhipicephalus sanguineus, Dermatobia hominisResumo
O objetivo deste estudo foi determinar a frequência de ectoparasitos em cães urbanos domiciliados atendidos em nove clínicas veterinárias particulares do município de Lavras, MG. Espécimes de ectoparasitos, visíveis e palpáveis, foram coletados manualmente em 67 cães, durante o período de setembro de 2004 a maio de 2005. Posteriormente, foram acondicionados em frascos contendo etanol 70o GL e identificados sob microscópio estereoscópio. No caso de ácaros causadores de sarna, efetuou-se a análise dos resultados de 155 raspados cutâneos obtidos de igual número de cães com suspeita clínica de dermatose parasitária, encaminhados para diagnóstico no Laboratório de Doenças Parasitárias da Universidade Federal de Lavras (UFLA), durante o período de setembro de 2002 a julho de 2007. Foi registrado um total de 540 ectoparasitos, sendo identificadas quatro espécies: Rhipicephalus sanguineus (60%), Ctenocephalides canis e C. felis (ambas com 36%) e larva de Dermatobia hominis (4%). Nos raspados cutâneos, verificou-se positividade em 12,9% (20/155), dos quais 80% apresentavam Demodex canis (16/20) e 20%, Sarcoptes scabiei var. canis (4/20). Após a identificação de ectoparasitos, foi montado um banco de dados com as fichas clínicas dos cães, analisado pelo programa SPSS 12.0. Pode-se concluir que as espécies de ectoparasitos predominantes em cães atendidos em clínicas veterinárias particulares do município de Lavras, MG foram Ctenocephalides canis e C. felis (Siphonaptera: Pulicidae), R. sanguineus (Acari: Ixodidae) e Demodex canis (Acari: Demodecidae), que teve um predomínio significativo (p<0,05) em raspados cutâneos de animais jovens suspeitos de demodicose canina.PALAVRAS-CHAVES: Cães, ectoparasitos, Rhipicephalus sanguineus, Ctenocephalides, Demodex canis, Sarcoptes scabiei, larva de Dermatobia hominis.
?
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-31
Como Citar
GUIMARÃES, A. M.; LIMA, B. S.; ROCHA, C. M. B. M. ECTOFAUNA PARASITÁRIA DE CÃES URBANOS DOMICILIADOS ATENDIDOS EM CLÍNICAS VETERINÁRIAS PARTICULARES NA CIDADE DE LAVRAS, MG. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 172–177, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.8485. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/8485. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).