DESEMPENHO DE NOVILHAS DE CORTE ALIMENTADAS COM CANA HIDROLISADA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i1.8396Palavras-chave:
hidrólise, nutrição de ruminantes, óxido de cálcio, tratamento alcalinoResumo
Objetivou-se com este estudo avaliar o desempenho, o consumo e a conversão alimentar de novilhas Angus x Nelore alimentadas com cana-de-açúcar hidrolisada. Foram utilizadas 24 novilhas (1/2 sangue Angus x Nelore) com peso corporal médio de 242 kg ± 23 kg, confinadas em baias individuais com área total de 15 m2. O trabalho foi composto por seis tratamentos distribuídos da seguinte forma: T1 – cana in natura: a cana-de-açúcar era fornecida aos animais após picada; T2 – cana hidrolisada com 0,5% cal virgem e 24 horas de exposição ao ar; T3 – cana hidrolisada com 0,5% cal virgem e 48 horas de exposição ao ar; T4 – cana hidrolisada com 1,0% cal virgem e 24 horas de exposição ao ar; T5 – cana hidrolisada com 1,0% cal virgem e 48 horas de exposição ao ar; T6 – cana hidrolisada com 1,0% cal virgem e 72 horas de exposição ao ar. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições por tratamento, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5 % de significância de probabilidade. Não foram verificadas diferenças estatísticas em nenhum dos tratamentos (P>0,05). O tratamento da cana-de-açúcar com cal virgem não aumentou o consumo nem o desempenho dos animais avaliados neste trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: hidrólise; nutrição de ruminantes; óxido de cálcio; tratamento alcalino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).