Própolis na saúde e produção animal: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v26e-82244EResumo
A própolis é uma substância resinosa produzida pelas abelhas, conhecida por suas diversas propriedades biológicas, incluindo efeitos antimicrobianos, antioxidantes, anti-inflamatórios e imunomoduladores. Essas propriedades tornam a própolis um aditivo natural promissor para o manejo da saúde de animais domésticos, incluindo monogástricos e ruminantes. A suplementação com própolis melhora o desempenho de crescimento, promove a saúde intestinal por meio da modulação da microbiota e estimula as respostas imunes em aves e suínos. Suas propriedades antimicrobianas ajudam a reduzir infecções e promovem a saúde e produtividade geral. A própolis melhora a qualidade do leite em ruminantes, como bovinos e ovinos, aumentando os ácidos graxos benéficos e aprimorando a capacidade antioxidante. Ela também ajuda a reduzir a prevalência de mastite ao inibir patógenos, como o Staphylococcus aureus. Além disso, a própolis auxilia na proteção da saúde do úbere e garante maiores rendimentos de leite. Ademais, a própolis melhora a digestibilidade dos nutrientes e a eficiência alimentar, aumentando o crescimento e os índices produtivos dos animais. De forma geral, a incorporação da própolis na dieta animal oferece um meio natural e eficaz de aprimorar a saúde e a produtividade, reduzindo a dependência de antibióticos e promovendo práticas agrícolas sustentáveis. Os múltiplos benefícios da própolis ressaltam seu potencial como uma ferramenta valiosa na pecuária moderna..
Palavras-chave: antimicrobiano; antioxidante; compostos fenólicos; monogástrico; ruminante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Declaração de dados
-
Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito





















