AVALIAÇÃO IN VITRO DA AÇÃO DE ACARICIDAS SOBRE Rhipicephalus (Boophilus) microplus CANESTRINI, 1887 (ACARI: IXODIDAE) DE BOVINOS LEITEIROS NO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU, BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.8149Palavras-chave:
Bovinos, Carrapaticidas, Carrapatos, ResistênciaResumo
Diante da suspeita de que diversas populações de R. microplus estejam resistentes a carrapaticidas no município de Itamaraju, realizou-se avaliação in vitro, no período de janeiro a novembro de 2008, pela técnica de biocarrapatocidograma, dos nove acaricidas mais comercializados no município, utilizando-se carrapatos de 22 propriedades leiteiras. A média da eficiência do fipronil foi de 99%, do clorpirifós+cipermetrina high-cis de 92%, da amitraz+clorpirifós de 90,7%, do diclorvós+clorpirifós de 81,4%, do cipermetrina+clorpirifós+citronelol de 49,2%, da amitraz de 49,0%, do cipermetrina+ethion de 39,9%, do deltametrina de 33,9% e do cipermetrina de 21,1%. Houve uma variação de um a cinco carrapaticidas eficazes (≥ 95%) por propriedade. Os resultados denotam um uso equivocado dos acaricidas pelos produtores e com isso um alto grau de resistência pelos carrapatos.PALAVRAS-CHAVES: Bovinos, carrapaticidas, carrapatos, resistência.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-02
Como Citar
SPAGNOL, F. H.; PARANHOS, E. B.; ALBUQUERQUE, G. R. AVALIAÇÃO IN VITRO DA AÇÃO DE ACARICIDAS SOBRE Rhipicephalus (Boophilus) microplus CANESTRINI, 1887 (ACARI: IXODIDAE) DE BOVINOS LEITEIROS NO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU, BAHIA, BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 731–736, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.8149. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/8149. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).