RESPOSTAS ELETROCARDIOGRÁFICAS DE EQUINOS AO TREINAMENTO COM BASE NA CURVA VELOCIDADE-LACTATO DETERMINADA EM ESTEIRA ROLANTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.8145Palavras-chave:
adaptações ao treinamento, cardiovascular, eletrocardiografia.Resumo
Neste trabalho, avaliaram-se, mediante exame eletrocardiográfico, as adaptações cardiovasculares de equinos ao treinamento com base na curva velocidade-lactato. Para tanto, foram utilizados oito equinos da raça Puro Sangue Árabe previamente submetidos a um período de quatro meses de destreinamento. Os animais realizaram inicialmente um teste de esforço progressivo (ET), durante o qual colheram-se amostras de sangue para determinação do lactato. A velocidade na qual a concentração de lactato atingiu 4,0 mmol/L (V4) foi calculada por meio de análise de regressão. Utilizaram-se 60% de V4 como velocidade de treinamento em esteira rolante, com duração de 45 minutos, três vezes por semana em dias alternados, durante oito semanas. Exames eletrocardiográficos (ECG) foram realizados antes e após o período de treinamento. O treinamento melhorou o condicionamento físico dos equinos, confirmado pelo aumento tanto de V2 como de V4 no segundo ET. Pelo exame ECG, observou-se aumento significativo na amplitude de onda R após o treinamento. Em que pese o treinamento ter melhorado a atividade metabólica, não foi suficiente para conferir modificações em parâmetros cardíacos, embora tenha promovido discretas mudanças no exame eletrocardiográfico.PALAVRAS-CHAVES: Adaptações ao treinamento, cardiovascular, eletrocardiografia, esteira, equino.?
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-03-31
Como Citar
MINCARELLI ALBERNAZ, R.; PENTEADO MARTINS DIAS, D.; PAULINO JUNIOR, D.; DA EXAULTAÇÃO PASCON, J. P.; DE QUEIROZ NETO, A.; CORRÊA DE LACERDA NETO, J. RESPOSTAS ELETROCARDIOGRÁFICAS DE EQUINOS AO TREINAMENTO COM BASE NA CURVA VELOCIDADE-LACTATO DETERMINADA EM ESTEIRA ROLANTE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 163–171, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.8145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/8145. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).